
O «MESTRES DO FUTEBOL» decidiu fazer um rescaldo do UEFA EURO 2008, competição que pôde acompanhar, aqui, em directo. Neste rescaldo vamos dar uma opinião geral do que foi a competição, e, não obstante ás preferências da UEFA, iremos escolher os melhores deste europeu.
O Europeu de futebol do ano de 2008 foi realizado em conjunto pela Áustria e pela Suiça. Os estádios estiveram em perfeitas condições para acolher os milhares de adeptos e quanto a isso os países organizadores cumpriram. Não ao nível de Portugal mas cumpriram.
Em relação a confrontos com adeptos, apenas no encontro entre turcos e croatas, que acabou com gente morta... Mas a polícia cedo resolveu.
O Euro rendeu 700 milhões de euros, mais 25% que em 2004 e também aí a organização lucrou.
No campo, e aí é que realmente interessa, o futebol surpreendeu. Pela positiva é claro.
As equipas nunca actuaram no chamado «bloco baixo», pelo menos no inicio do jogo. O futebol beneficiou.
Quem estava á espera de outra surpresa, como 2004, ficou desapontado. A Espanha venceu e de maneira justa. Foi a melhor equipa até porque foi a única que conseguiu o pleno...

A Holanda, pelo que fez na primeira fase, pedia-se que fosse bem mais longe. A par da selecção laranja, Portugal e França foram as maiores desilusões.
Rússia e Turquia revelaram-se como grandes equipas. A Rússia ainda mais, pelo futebol ofensivo que demonstrou.
Por fim, uma palavra para as boas arbitragens registadas neste Europeu. O jogo entre Portugal e Suiça, foi, provavelmente, o pior da competição. Mas mesmo aqui, a UEFA esteve exemplar. O árbitro nunca apitou mais jogos...
Vamos agora aos melhores da competição. Recorde-se que estas
nomeações são dadas pelo «MESTRES DO FUTEBOL» e não pela UEFA:
Melhor Onze:

Banco de Suplentes:
Van der Sar
Zhirkov
Puyol
Bosingwa
Sneijder
Ballack
Xavi
Pavluychenko
Melhor jogador: Iniesta - o médio foi crucial para a vitória espanhola e teve de se adaptar a outra posição no xadrez de Aragones. Os seus passes de ruptura são qualquer de...
Melhor jogador jovem: David Silva - apesar de não ser desconhecido para todo o mundo, Silva esteve em grande destaque na conquista «roja». A técnica e a velocidade são o melhor deste extremo.
Jogadores Revelação: Arshavin; Marcos Senna e Zhirkov
Melhor Treinador: Guus Hiddink - o trabalho que têm conseguido em selecções menores é notável. Pegou numa desconhecida Rússia e transformou-a, a par do vencedor, na melhor equipa a jogar futebol.
Melhor Golo: Sneidjer (4º golo do no jogo entre Holanda e França)