HOME  

AS VOLTAS DA BOLA  

PONTAPÉ NA ATMOSFERA  

PASSA A BOLA  

BOLA EM JOGO  

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS  

domingo, 15 de junho de 2008
Resumo do Grupo A: Suiça ganha a Portugal; Alma Turca!
Em Basileia, com duas equipas com destino traçado e as grandes vedetas portuguesas sentadas no banco de suplentes, esperava-se um jogo calmo e com poucos motivos de interesse. Mas aos 20 minutos já os dois guarda-redes tinham brilhado várias vezes, evitando os golos que só apareceriam na segunda parte.

Destaque para o desvio de Pepe a um livre de Nani, que obrigou Zuberbuhler a uma defesa de instinto que acabou com a bola no poste e para uma intervenção fantástica de Ricardo após cabeceamento de Yakin.
Se em Basileia tudo continuava em branco, em Genebra a República Checa adiantava-se no marcador através de Jan Koller, de cabeça, aos 34 minutos.

A exibição de Portugal na primeira parte foi marcada pela falta de entrosamento entre os jogadores. Pelo meio ainda houve alguns rasgos de Nani e Quaresma, com o desejo de aproveitar a oportunidade para brilhar, e um golo aparentemente mal anulado a Helder Postiga , por alegada posição irregular. Também ficaram dúvidas aos 13 minutos, com Nani a ser rasteirado dentro da área suíça, mas o árbitro austríaco Konrad Plautz nada assinalou.
Antes do intervalo Scolari estreou mais um jogador depois de Paulo Ferreira ver amarelo na sequência de uma entrada muito dura sobre Behrami. A entrada de Jorge Ribeiro aumentava para três o número de estreantes lusos em fases finais de grandes competições. Miguel Veloso e Bruno Alves completavam o lote.
Na segunda parte a Suíça entrou com vontade de dar uma alegria aos seus adeptos nos últimos 45 minutos que tinha do ‘seu’ Europeu. O perigo chegou quase sempre através de cruzamentos, com Ricardo a não se entender com os três ‘gigantes’ que tinha à sua frente: Pepe, Alves e Meira.
A equipa portuguesa voltou a mostrar-se aos 53 minutos, com Nani a enviar a bola ao poste quando estava isolado à frente de Zuberbuhler. Porém, a exibição da equipa continuava pouco convincente e demasiado dependente da inspiração de Quaresma e Nani. A defesa tremia perante uma fase de grande pressão atacante dos suíços, que teve o seu auge num grande pontapé de Inler que raspou no poste da baliza de Ricardo.

Scolari não gostava do que estava a ver e colocou João Moutinho no lugar de Miguel Veloso, aos 70 minutos. Nem um minuto depois, a Suíça colocou-se em vantagem através de um golo de Hakan Yakin, após grande assistência de Derdiyok proporcionada por uma falha dos centrais lusos.
Hugo Almeida no lugar de Postiga foi a solução imediata do treinador brasileiro. Mais poder na área para enfrentar os suíços pelo ar, mas foi Quaresma que teve a primeira oportunidade para empatar, desperdiçando-a num gesto que se ficou entre uma finta e um passe.

No outro jogo, a República Checa marcava através de Plasil, aos 64 minutos, e adivinhava-se que acompanharia Portugal na passagem para os quartos-de-final. Mas, a 15 minutos do fim, a Turquia reduziu a desvantagem com um golo de Arda Turan, aumentando o suspense nas bancadas. Um empate levaria as equipas para a marca de grande penalidades, onde se decidiria quem ficava em segundo no grupo.
Em Basileia, o austríaco Konrad Plautz parecia estar a gostar de ver felizes os seus parceiros na organização do torneio e ‘inventou’ uma falta de Fernando Meira dentro da áera, apontando para a marca de penalty. Hakan Yakin não desperdiçou e fez o seu terceiro golo na competição. Assim ficou até final, sem grandes oportunidades para as duas equipas.

Já em Genebra, o melhor estava marcado para o fim. O avançado do Villarreal marcou dois golos nos últimos cinco minutos, um deles com a colaboração do guarda-redes Petr Cech, e colocou a Turquia nos quartos-de-final. A loucura turca ainda deu para a expulsão do guarda-redes Demirel, por agressão a um jogador checo quando a bola estava fora do campo. O avançado Sanli Tuncay, acabou o jogo a defender as redes turcas.

A Turquia já sabe que defrontará a Croácia nos quartos-de-final, enquanto Portugal fica à espera do resultado do jogo entre a Alemanha e a Áustria, amanhã às 19h45, em Viena.

Portugal vs Suiça- Melhor em campo: Hakan Yakin (Suíça)
Turquia vs República Checa- Melhor em campo: Nihat Kahveci (Turquia)

Etiquetas: ,

Diogo Sousa & Mestres do Futebol 2009. Proibida a reprodução.
# 22:33 | # este post | # Comentários de mestre (0)

Copyright Mestres do Futebol. Todos os Direitos reservados.
Optimizado para Mozilla Firefox 3.5.2