HOME  

AS VOLTAS DA BOLA  

PONTAPÉ NA ATMOSFERA  

PASSA A BOLA  

BOLA EM JOGO  

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS  

segunda-feira, 4 de agosto de 2008
CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS: Olhar para cima no Ranking da UEFA
Definida a Taça Intertoto e a eliminação das equipas Russa e Holandesa, muito se pode agora dizer sobre Portugal. O nosso país arranca esta temporada do 9º lugar, tal como já o tinha feito o ano passado, e com 7 equipas nas provas Europeias. Destas, apenas quatro são cabeças de série: Porto, Sporting, Benfica e Braga. Espera-se que sobrevivam todas até à Primavera como o ano passado. É o mínimo exigível. As outras três correm sérios riscos de nem à fase de grupos da taça UEFA chegar, à semelhança do que aconteceu o ano passado. A previsão mantém-se, portanto, num coeficiente a rondar os 7.000 pontos, sendo isso, considerado um bom ano para Portugal.

A Holanda parte com 6 equipas. E parte à frente de Portugal. É uma grande vantagem dividir os pontos por menos um. E só tem uma equipa na liga dos Campeões garantida. As outras arriscam-se todas a amealhar muitos pontos na fase de grupos da taça UEFA. Um ano desastroso como o ano passado é difícil repetir. Menos de 7.000 pontos para a Holanda será pouco credível. Em condições normais serão capazes de amealhar 9.000. Isto dar-lhes-á a dianteira sobre Portugal no final deste ano.

A Roménia tem pela primeira vez 7 equipas na Europa. A frágil formação do Leste nunca subiu tão alto, muito graças a dois anos excepcionais quando apenas tinha 3 equipas. Agora recebe os lucros desses anos, mas paga cara a factura. O ano passado com os pontos a dividir por 5, fez apenas 2.600. Este ano com pontos a dividir por 7 o caminho será o mesmo. O de um tombo monumental. Leva 6 pontos de vantagem sobre Portugal, não deverá ser este ano que os devemos anular, mas em breve se prevê a ultrapassagem.

A Rússia é a sortuda destas contas. Tem apenas Quatro equipas e todas cabeças de série. Um ano com menos de 9.000 é pouco credível. A potencia de Leste estará no topo para ficar e agarrar o quinto lugar com unhas e dentes, tentando ultrapassar a França.

Nas outras posições cimeiras não se prevê grandes novidades, o equilíbrio é nota dominante desde há muitos anos, com um afrouxar da Itália e uma maior proximidade entre Espanha e Inglaterra. Será que nuestros hermanos conseguirão reaver o primeiro lugar, roubado ao sprint, o ano passado?

Etiquetas: , ,

Musicologo & Mestres do Futebol 2009. Proibida a reprodução.
# 04:07 | # este post | # Comentários de mestre (0)

Copyright Mestres do Futebol. Todos os Direitos reservados.
Optimizado para Mozilla Firefox 3.5.2