HOME  

AS VOLTAS DA BOLA  

PONTAPÉ NA ATMOSFERA  

PASSA A BOLA  

BOLA EM JOGO  

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS  

segunda-feira, 3 de novembro de 2008
CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS - Alteração no peso dos coeficientes na UEFA.
A UEFA decidiu introduzir já para o ano que vem uma nova mudança adicional nos seus cálculos. Para além das já divulgadas reformas ao nível da distribuição das vagas para cada país e entradas directas e em pré-eliminatórias, há também uma alteração importante em termos de números: o coeficiente de cada clube passa a depender menos do coeficiente do país. Se há 5 anos esse peso era de 50%, depois foi alterado para 33%, agora vai ser de apenas 20%.

Consequências imediatas: A prestação individual de um dado clube passa a ser o peso principal no seu coeficiente e o peso do país deixa quase de ter importância. Assim, um clube de uma liga forte (Espanha, Inglaterra, Itália, França ou Alemanha), que antigamente era sempre cabeça de série devido ao peso do país, mesmo que nunca tivesse competido na Europa ou competisse uma ou duas vezes a cada cinco anos, agora perde esse estatuto.

Em compensação um clube de uma liga fraca, se for regular na Europa passa a ser cabeça de série porque a sua prestação individual fica inflacionada.

Em Portugal beneficiam com isto Porto, Benfica, Sporting e Braga que têm sido regulares presenças na Europa. São todos cabeças de série e sê-lo-ão mais ainda no futuro, com oportunidades de subirem nos potes. As outras equipas sem historial Europeu recente afundam-se nas profundezas e serão tratadas como uma qualquer equipa da Bulgária ou Israel.

As equipas secundárias das ligas fortes, como se perspectivam este ano Hull City, Genoa ou Hoffenheim serão tratados como estreantes que são e não serão cabeças de série caso se qualifiquem para a Europa no final da temporada.

Assim poderemos ter sorteios mais renhidos com equipas destas ligas a encontrarem-se entre si: Villareal – Hoffenheim ou Hull City – Benfica poderão ser realidades no ano que vem.

Da mesma foram, serão favorecidas as equipas fortes de ligas fracas que passarão a ter grandes hipóteses de se encontrarem com as equipas fracas das ligas fracas. Dínamo Zagreb – Zilina ou Rosenborg – Murata poderão ser realidades cada vez mais frequentes no futuro.

Eliminações precoces esperam-se. Já lá vai o tempo em que a competição para Espanha, Itália ou Inglaterra começava só a partir dos quartos-de-final...

Etiquetas: , ,

Musicologo & Mestres do Futebol 2009. Proibida a reprodução.
# 23:45 | # este post | # Comentários de mestre (0)

Copyright Mestres do Futebol. Todos os Direitos reservados.
Optimizado para Mozilla Firefox 3.5.2