HOME  

AS VOLTAS DA BOLA  

PONTAPÉ NA ATMOSFERA  

PASSA A BOLA  

BOLA EM JOGO  

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS  

domingo, 22 de março de 2009
TAÇA DA LIGA: Benfica conquista 2ª edição às mãos de Quim!


O Benfica conquistou a segunda edição da Taça da Liga ao derrotar o Sporting nas grandes penalidades, depois de uma igualdade a um golo nos 90 minutos. Num jogo polémico, Quim foi o herói do jogo ao defender três ''penalties''.

O Estádio do Algarve, lotado, com 30 mil adeptos, viu um jogo intenso, emotivo e... polémico. Mais uma vez a arbitragem tomou conta de um ''derby'' já que ao minuto 73', Lucílio Baptista assinalou uma grande penalidade inexistente a favor do Benfica, que resultou ainda na expulsão de Pedro Silva. Polémicas à parte, vamos ao jogo.

Tanto Quique Flores como Paulo Bento apresentaram surpresas no anfiteatro do Algarve. O espanhol lançou para o ''onze'' Suazo e Nuno Gomes para a frente de ataque, recuando Aimar e colocando Rúben Amorim ao lado de Katsouranis. O português deixou no ''banco'' o habitual titular Rui Patrício e lançou Tiago.

A primeira parte merecia ter tido golos e as equipas mostraram que não desejavam esperar pelo destino. Houve lances de perigo entre as balizas, com o Sporting ligeiramente mais mandão no jogo e o Benfica a explorar com rapidez as situações de contra-ataque. Os encarnados actuavam mais no erro do opositor e, logo aos três minutos, Nuno Gomes desperdiçou uma claríssima oportunidade. Isolado, permitiu uma defesa tranquila a Tiago. Com mais posse de bola, os leões só chegaram a dar a sensação de que podiam marcar depois de Liedson se antecipar a Quim e David Luiz ter tirado o golo em cima da linha de bola. O defesa redimiu-se, assim, da péssima exibição em Alvalade. Mas o encontro não estava a ser bonito, tal o número de faltas e de simulações...


No início da segunda parte, os leões mostraram novamente a razão de serem mais eficientes nesse período. E o Benfica evidenciou a fragilidade de conceder golos em alturas críticas. A vantagem obtida por Pereirinha deu estabilidade ao futebol leonino e a experiência da equipa em finais veio ao de cima. As águias mostravam insegurança, a bola parecia queimar nos seus pés apesar de Miguel Vítor ter afastado alguma pressão negativa com um remate à barra. Após o golo do empate e a jogar em superioridade númerica, o conjunto de Quique foi manifestamente superior e reuniu chances para decidir antes do apito final. O treinador espanhol suspirou de alívio, já que esta vitória lhe dá a possibilidade de trabalhar com mais paz, enquanto Paulo Bento viu escapar-lhe entre as mãos a possibilidade de garantir o quinto troféu.

Ficha de jogo

Jogo no Estádio do Algarve.
Assistência Cerca de 30.000 espectadores.

Sporting Tiago, Pedro Silva, Daniel Carriço, Polga, Caneira, Rochemback, Pereirinha (Romagnoli, 92’), Vukcevic (Abel, 76’), João Moutinho, Derlei e Liedson (Postiga, 92’).
Benfica Quim, Maxi Pereira, Luisão, Miguel Vítor, David Luiz, Katsouranis, Aimar, Ruben Amorim (Carlos Martins, 79’), Reyes (Cardozo, 89’), Nuno Gomes (Di María, 64’) e Suazo.
Árbitro Lucílio Baptista, de Setúbal.
Amarelos Pedro Silva (21’ e 73’), Reyes (41’), Polga (62’), Miguel Vítor (68’), João Moutinho (71’).
Vermelho Pedro Silva (73’).
Golos 1-0, por Pereirinha, aos 48’; 1-1, por Reyes, aos 75’ (g.p.).
Desempate por penáltis
1-0, por Romagnoli
Tiago defende remate de Aimar
Quim defende remate de Rochemback
1-1, por Cardozo
2-1, por Moutinho
Katsouranis atira para fora
Quim defende remate de Derlei
2-2, por David Luiz
Quim defende remate de Postiga
2-3, por Carlos Martins



fotos: record; lusa; reuters

Etiquetas: , , ,

Pedro Magalhães & Mestres do Futebol 2009. Proibida a reprodução.
# 10:58 | # este post | # Comentários de mestre (4)

Copyright Mestres do Futebol. Todos os Direitos reservados.
Optimizado para Mozilla Firefox 3.5.2