--É oficial: David Beckham será do AC Milan a partir de Janeiro. O médio inglês virá emprestado dos americados do LA Galaxy até ao começo da Liga Americana, ou seja, no final do primeiro semestre de 2009.
--O jovem central português Manuel da Costa quer abandonar a Fiorentina, caso continue a não jogar no clube italiano. O Estugarda foi uma das hipóteses avançadas para o futuro do internacional sub 21 mas o empresário de Manuel da Costa já desmentiu esse panorama.
--Cristiano Ronaldo afirma que «seria lógico» vencer a Bola de Ouro. A sua prestação, diz ele, na última temporada deveria ser mais do que suficiente para arrecadar a famosa distinção, isto porque venceu a Liga dos Campeões e foi o melhor marcador em todas as ligas. Só esperemos que ele esteja certo!
--Michael Ballack irá permanecer capitão da selecção da Alemanha, esclareceu hoje o seleccionador Joachim Low. Falou-se que Ballack poderia perder a braçadeira após as suas declarações aquando da polémica com Kevin Kuranyi.
--Hernán Crespo poderá rumar, em Janeiro próximo, ao AS Roma. Crespo, um dos melhores avançados argentinos de sempre, está insatisfeito por não constar da opções de José Mourinho, no Inter, e pondera abandonar os ''nerazurri'' sendo que a Roma é um destino altamente provável para o seu futuro.
Futebol Jovem - Que exemplo proporcionamos aos jovens?
Confesso que esta semana não sabia do que falar até que num treino ouvi um miúdo dizer um palavrão. Prontamente o reprimi e o fiz entender que aquela atitude não era correcta. Depois do treino pensei neste episódio.
Como podemos exigir aos miúdos que não digam estas palavras se quando vemos um evento desportivo na televisão, particularmente o futebol, normalmente é visível e algumas vezes audível este tipo de palavras ou piores? Sejam essas palavras dirigidas aos árbitros, colegas, adversários ou até como descarga para um lance menos conseguido, no fundo podemos mesmo considerar um acto banal. Pior ainda há quem encare isto como uma normalidade…
Desta forma é normal que estas atitudes se comecem a generalizar, principalmente aos mais jovens, que têm os desportistas como modelos e assim sendo, como um comportamento socialmente aceitável.
Mais grave ainda, como já relatei em outros textos, é este palavrão estar inserido na relação treinador-atleta, muitas vezes como uma forma de marcar a sua autoridade perante os jovens. Tenho para mim que a melhor maneira de mostrar essa autoridade é através da competência técnica e da gestão do relacionamento interpessoal.
Penso que este é um assunto que merecia alguma reflexão por quem de direito, para que os nossos jovens tenho melhores modelos a seguir.
O Benfica, ou algum seu adepto, decidiu presentear os seus simpatizantes com um motor de busca, em honra do clube, chamado SLBoogle. Qual não é o meu espanto quando ao colocar o nome dos principais rivais do SLB, acontece-me isto...
(clique na imagem para ampliar)
O certo é que originalidade não falta nesta nova ferramenta do ''Glorioso''.
Diego Armando Maradona é o novo seleccionador argentino, sucedendo a Alfio Basile.
Segundo a agência noticiosa Efe, o antigo internacional, campeão do Mundo em 1986, reuniu-se hoje com o presidente da federação local, Julio Grondona, confirmando o acordo no final do encontro. Para além de Maradona, da equipa técnica farão também parte Sergio Troglio e Carlos Bilardo.
O eterno "número 10" da Argentina adiantou que lhe caberá a si escolher e treinar os jogadores, embora sob supervisão de Bilardo, com a ajuda de um grupo de outros treinadores e do preparador físico Fernando Signorini.
Maradona admitiu que o líder da AFA manteve conversações com Bilardo antes de o contactar directamente e que terá sido o seu antigo treinador a "abrir o caminho" para a sua designação.
Alfio Basile abandonou o comando técnico da selecção a 17 de Outubro devido a “razões pessoais”, disse na altura Ernesto Cherquis Bialo, porta-voz da federação. Dieguito não demorou muitas horas a oferecer-se para o posto: "Não se esqueçam de mim”, gritava na manchete online do diário Olé no mesmo dia. “Chegou a hora de aqueles que em 1986 deram uma alegria a toda a Argentina terem uma oportunidade”, clamou o astro.
O «GOLO DA SEMANA» pertence a Braga, jogador do Leixões. Foi o segundo tento do médio da equipa de Matosinhos, na vitória do Leixões sobre o FC Porto por 3-2
Na última madrugada, após a derrota com o Leixões, adeptos do FC Porto fizeram uma espera aos jogadores azuis e brancos e partiram o vidro do automóvel de Cristian Rodriguez.
De acordo com o jornal «A Bola», a derrota com o Leixões provocou a ira dos adeptos nas bancadas e uma ambiente tenso à saída dos craques no estádio.
Fora do recinto as manifestações de desagradado pela derrota com a equipa de Matosinhos levou alguns adeptos mais radicais a partirem os vidros do carro de Cristian Rodriguez. A fúria dos adeptos não perdoou a segunda derrota consecutiva no Dragão e Cristian Rodriguez viu a frustração dos adeptos espelhada no vidro do seu carro.
O FC Porto perdeu em casa contra o Leixões por 3-2, e viu a equipa de Matosinhos ascender ao primeiro lugar da Liga.Nas bancadas surgiram lenços brancos a Jesualdo Ferreira e assobios à fraca exibição da equipa tricampeã nacional.
Cristiano Ronaldo eleito o melhor jogador do ano pela FIFPro
O internacional português Cristiano Ronaldo foi eleito o melhor jogador do ano pela Federação Internacional dos Futebolistas Profissionais (FIFPro), arrecadando assim a primeira distinção deste ano, que se espera subir com os prémios da Bola de Ouro e Melhor Jogador do Mundo FIFA.
Ronaldo foi o mais votado numa eleição que envolve jogadores de todo o Mundo. A FIFPro anuncia que a iniciativa teve este ano o contributo de mais de 57 mil futebolistas.
O craque luso sucede Kaká, que venceu este troféu no ano passado, antes de ganhar também as principais distinções individuais do futebol mundial: a Bola de Ouro e o troféu FIFA World Player.
«Ter sido escolhido entre mais de 50.000 jogadores profissionais de todo o mundo é algo incrível. Gostaria de agradecer aos meus companheiros e treinadores, tanto do Manchester como da seleção portuguesa, aos meus amigos e à minha família pelo apoio.» declarou Ronaldo ao site da FifPro.
Também eleito no «Onze Ideal» Ainda antes de saber que tinha arrecadado este prémio, Ronaldo soube também que figura no Onze Ideal do Ano, repetindo o feito do ano anterior.
O Benfica venceu este domingo (2-1) a Naval 1º de Maio, no Estádio da Luz, em jogo a contar para a sexta jornada da Liga Sagres 2008/2009.
Perante mais de 40 mil espectadores, Luisão fez de cabeça o primeiro golo, na sequência de uma falta cobrada perto da área. Marcelinho ainda fez o empate, já perto do fim do jogo, ao minuto 82, mas um golo de Cardozo, que entrou na segunda parte para substituir Suazo, conquistou três minutos depois a vitória para o clube encarnado.
Com esta vitória, o Benfica fica com 12 pontos na tabela classificativa. Já a Naval mantém os oito pontos com que entrou para esta jornada.
Notas Mestres do Futebol:
Melhor em campo: Nuno Gomes Quiqué Flores: nota 3+ Ulisses Morais nota 3+ Rui Costa (árbitro): nota 3-
Encerramos aqui mais uma sondagem mestres do futebol. Esta sondagem teve uma particularidade nunca antes vista (ou raramente vista na blogosfera), tivemos nada mais, nada menos que 52 votos em menos de 8 dias. De referir que esta sondagem só permite um voto por IP, isto quer dizer que tivemos cerca de 52 votantes nesta sondagem.
A questão era simples, se o público dos Mestres do Futebol confia no Projecto que a selecção tem entre mãos, o apuramento para o próximo mundial. O público dividiu-se, 28% votou não, 62% votou sim, acredita no “projecto, Carlos Queiroz”.
LIGA SAGRES: Nacional vence e iguala Leixões no topo; Marítimo empata em casa
O Nacional venceu esta tarde o V. Setúbal, em casa, por 1-0 e juntou-se ao Leixões no topo da classificação. O seu «vizinho» Marítimo, não foi além do empate caseiro frente ao Rio Ave, a uma bola. O golo alcançado pelo Nacional, na Choupana, surgiu aos 76 minutos por intermédio de Nené, na conversão de uma grande penalidade. Com este resultado, o Nacional cola-se ao Leixões no topo da classificação, com 13 pontos, enquanto o Setúbal continua no 11º posto, com 7 pontos.
Ali mesmo ao lado disputou-se o Marítimo x Rio Ave que terminou empatado. Após ter estado a vencer por intermédio de um golo de Niquinha aos 75', o Rio Ave permitiu o empate da equipa caseira, que conseguiu o golo a 3 minutos do fim por Baba, num lance duvidoso, em que o guarda-redes Paiva parece ser carregado pois inclusivamente perdeu um dente... Com este empate, o Marítmo sobe na classificação estando agora em 8º com oito pontos. Quanto ao Rio Ave posiciona-se no 12º posto e soma o seu sexto ponto.
Chelsea perde com Liverpool com «ajuda» de Bosingwa
O jogo grande da jornada 9 da Liga Inglesa terminou com vitória do Liverpool, frente ao Chelsea, por uma bola a zero. O golo dos ''reds'' foi alcançado à passagem do minuto 9, pelo médio Xavi Alonso, em que Bosingwa fica, ainda que sem culpa, associado ao tento, já que o médio espanhol rematou de primeira à baliza de Petr Cech e este sofreu um desvio no lateral português que traiu Petr Cech.
Neste grande jogo que encheu, como é habitual, o Estádio de Stamford Bridge, o Chelsea sentiu grandes dificuldades em ultrapassar a organizada equipa do Liverpool, sobretudo na defesa, onde não permitiu as usuais movimentações da equipa de Scolari.
De salientar as boas exibições dos internacionais portugueses, Ricardo Carvalho, que parece regressar à forma que nos habituou, Bosingwa e Deco, que aos 37 e 79 esteve perto de marcar.
O Chelsea ainda reclamou, aos 55 minutos, uma grande penalidade do guarda-redes Reina sobre Malouda, mas sem razão, visto que existiu falta, mas o atacante frânces estava em fora-de-jogo, assinalado, e bem, pelo árbitro auxiliar.
A equipa londrina, que já não perdia em casa há 4 anos, perde a liderança para o Liverpool, que soma agora 23 pontos, mais três que o Chelsea.
Juande Ramos despedido do Tottenham; Redknapp é o sucessor
O técnico espanhol Juande Ramos, que venceu recentemente a Taça UEFA ao serviço do Sevilha, foi dispensado do Tottenham após os maus resultados da equipa, que soma apenas 2 pontos na Liga Inglesa. O sucessor não demorou muito a ser encontrado, é ele Harry Redknapp, ex-técnico do Portsmouth, que na quinta-feira perdeu em Braga por 3-0.
Os ''spurs'' pagaram 5 milhões de libras para ter o experiente treinador inglês no imediato: «Estamos deliciados por ter assegurado os serviços de alguém que admiramos há muito, e cujo percurso e conhecimento de todos os níveis de futebol, incluindo a Premier League, é extraordinário», disse o presidente do Tottenham, Daniel Levy, no site do clube.
Para além de Juande Ramos, o Tottenham abdicou ainda dos serviços dos adjuntos Gus Poyet e Marcos Alvarez, assim como do director desportivo Damien Comolli. As mudanças surgem como consequência do mau início de época dos «Spurs», que ainda não ganhou qualquer jogo na presente edição da Premier League, somando apenas dois pontos.
SURPRESA DO DRAGÃO: Leixões derrota FC Porto por 3-2
Surpresa no Dragão! O Leixões derrotou o actual tri-campeão FC Porto, por 3-2, impondo assim a primeira derrota dos ''dragões'' no campeonato. O resultado permite aos leixonenses ascenderem à liderança, com 13 pontos.
Depois do empate, em casa, com o Benfica, o Leixões foi vencer ao Estádio do Dragão por 3-2, confirmando o estatuto de carrasco dos ''grandes''. Já só falta o Sporting...
Mas não o conseguiu por acaso. Mereceu. A equipa de José Mota entrou com o ''gás todo'' e logo aos 4 minutos, China, na sequência de um canto, empurra para o fundo das redes da baliza de Nuno.
Os homens de Matosinhos não se ficariam por ali e aos 29', Braga, numa excelente jogada colectiva, faz o segundo golo do Leixões, causando choque na casa do FC Porto. A equipa leixonense estava a jogar bom futebol e merecia a vantagem. No entanto, e como é natural, o FC Porto correu atrás do prejuízo e conseguiu empatar ainda antes do término da primeira metade. Grande penalidade arrancada po Hulk, e Lucho Gonzales, como é habitual, marca de forma irrepreensível.
A etapa regulamentar prometia uma avalanche ofensiva dos ''dragões''. E assim aconteceu. Encostou o Leixões ás cordas e chegou, com inteira justiça, ao golo do empate. 60 minutos de jogo, Lisandro Lopez, numa boa jogada individual, marca. E, quando tudo parecia indicar mais um golo dos ''azuis'', o Leixões encarrega-se de marcar o golo da vitória. Braga, aos 79', bisa no jogo, dando os três pontos ao Leixões, que ascende à liderança da Liga Sagres, com 13 pontos.
Paulo Bento não poupou críticas a Simon Vukcevic, na conferência de antevisão do encontro com o Paços de Ferreira. O técnico acusa o internacional montenegrino de trabalhar pouco e de não ter vontade de jogar pelo Sporting, pese embora os esforços da própria equipa técnica e do plantel.
«Em relação ao Simon, estamos a fazer tudo o que está ao nosso alcance para o recuperar, tanto fisicamente, tanto na integração no grupo, com o apoio dos colegas. Falta a outra parte, que é a dele», começou por dizer o técnico, antes de concretizar: «Neste momento não quer muito jogar no Sporting. O comportamento é completamente diferente, em relação aos colegas. Trabalha pouco.»
Questionado sobre uma transferência em Janeiro seria a melhor solução para o caso, Paulo Bento respondeu que «o melhor é o jogador trabalhar».
O Portsmouth voltou ao Minho num curto espaço de tempo, mas desta feita segue viagem com bastantes menos motivos para sorrir. Em Braga, a equipa inglesa foi derrotada pelo Sp. Braga por três bolas a zero com os golos a serem apontados por Luís Aguiar, Rentería e Alan.
O Braga foi dominador e conseguiu vencer o Portsmouth de Defoe e Peter Crouch por claros 3-0. Milhares de adeptos fizeram questão de marcar presença no Municipal Cidade de Braga, e com certeza não deram o tempo por mal entregue, já que os bracarenses venceram com clareza uma equipa forte, que milita na Premier League inglesa.
O primeiro golo arsenalista foi apontado pelo uruguaio Luís Aguiar, e aconteceu na sequência de um livre directo ainda no primeiro tempo. No recomeço da partida, o colombiano Rentería ampliou a vantagem, para já muito perto do final Alan selar o resultado final.
O Braga comanda o Grupo E a par do AC Milan, que venceu fora o Heerenveen por 1-3, defrontando-se ambas as equipas no próximo jogo do grupo no Giuseppe Meazza.
O Benfica estreou-se esta noite com um empate 1-1 frente ao Hertha de Berlim no Grupo B da fase de grupos da Taça UEFA em futebol, em encontro da primeira jornada, disputado no Estádio Olímpico de Berlim.
O argentino Angel Di Maria marcou aos 51 minutos e ameaçou selar a primeira vitória de sempre dos "encarnados" na Alemanha, à 17ª tentativa, mas, aos 73, o sérvio Marko Pantelic restabeleceu a igualdade, um resultado positivo para a formação de Quique Flores.
No outro encontro do agrupamento, os turcos do Galatasaray receberam e bateram os gregos do Olympiakos por 1-0.
O Sporting venceu esta noite os ucranianos do Shaktar Donetsk por 1-0, em jogo da terceira jornada do Grupo C da Liga dos Campeões de futebol, disputado no Estádio Olímpico de Donestk. Um golo de Liedson, aos 76 minutos, garantiu a vitória dos "leões", que assim se mantêm no segundo lugar do Grupo C, com seis pontos, a três do FC Barcelona, líder, que hoje venceu os suíços do Basileia por 5-0.
Na primeira jornada do Grupo C, o Sporting perdeu por 3-1 no terreno do FC Barcelona, e na segunda venceu no Estádio José Alvalade os suíços do Basileia, por 2-0. Na próxima jornada, agendada para 04 de Novembro, os "leões" recebem a equipa ucraniana, terceira classificada do grupo, com três pontos, conseguidos na vitória sobre o Basileia, que ainda não verbou qualquer ponto.
Um destes dias tive uma conversa com um colega que vai iniciar agora um trabalho ligado ao futebol de formação, e, a dada altura, sou questionado como costumam ser tratados os casos de indisciplina nos escalões de formação.
Sou da opinião que a Indisciplina deve ser combatida logo nas camadas jovens, como refere o Prof. Sidónio Serpa, se não o fizermos corremos o “risco de padronização de comportamentos desviantes”.
Mais uma vez importa referir que muitas vezes os jovens são formados tendo por base o futebol sénior isto é, têm de produzir resultados, por isso muitas das vezes “Quando surgem comportamentos de indisciplina, desviantes, os jogadores, se têm um aparente potencial desportivo grande, conseguem que isso seja desvalorizado em função do contributo técnico. Os critérios de desenvolvimento são técnicos”.
Desta forma não estaremos a dar um reforço positivo a uma atitude negativa? Não estão os jovens a sentir-se protegidos já que não há uma punição?
Não quero com isto dizer que os árbitros devem mostrar cartões com mais frequência, aliás nem concordo com isso nos primeiros escalões de competição, mas penso que deve existir uma “punição didáctica”, isto é, que os árbitros tenham conversas com os jogadores, que depois nos relatórios seja referido que aconteceu esta ou aquela situação para que se possa valorizar os clubes mais disciplinados.
Há ainda um aspecto importante, por diversas vezes são os próprios treinadores, dirigentes, pais, etc, que promovem essas atitudes antidesportivas nos jovens que seguem esses modelos…
Assim, penso que é necessária a existência de regulamentos específicos nos escalões de formação que valorizassem o fair-play e a disciplina das equipas. Porque não fazer um ranking do fair-play com a ajuda dos árbitros? Porque não atribuir pontos às equipas que se revelassem mais disciplinadas? Há um site desportivo que elabora um ranking do futebol de formação, será que a disciplina entra nesse ranking ou apenas os resultados desportivos? Será que formar é só resultados desportivos?
O sorteio da quarta eliminatória da Taça de Portugal ditou nada menos que um clássico. Sporting e F.C. Porto vão reencontrar-se em Alvalade. O Benfica recebe o D. Aves.
O Arouca, a equipa-sensação da prova, defronta o P. Ferreira, depois de ter eliminado o Marítimo.
Os jogos estão marcados para 9 de Novembro, sabendo-se já que o Nacional-Sp. Braga foi adiado para o dia seguinte a pedido dos minhotos, por causa dos compromissos de Taça UEFA.
O V. Setúbal e o U. Madeira têm adversários pendentes de longos imbróglios motivados por protestos, que pode tentar perceber seguindo as alíneas explicativas.
Jogos da 4ª eliminatória
Olivais e Moscavide-Beira Mar Valdevez-Gil Vicente Académica-E. Amadora Portimonense-Varzim (a)-V. Setúbal Boavista-V. Guimarães Gondomar-Trofense Vizela-Esmoriz Sporting-F.C. Porto (b)-U. Madeira Cinfães-Fátima Nacional-Sp. Braga Benfica-D. Aves Naval-Belenenses Arouca-P. Ferreira Leixões-Santana
(a)1ª.Eliminatória ¿ Jogo Lusitano-Fiães Protestado 2ª.Eliminatória ¿ Santa Clara-Vencedor do Lusitano-Fiães 3ª.Eliminatória ¿ Vencedor Santa Clara/Vencedor Lusitano-Fiães-Freamunde
O FC Porto perdeu hoje, no Estádio do Dragão, por 1-0 frente ao Dínamo Kiev, num jogo a contar para a Liga dos Campeões. Este resultado compromete em muito a passagem dos ''dragões'' aos oitavos-de-final da competição milionária.
Desde a derrota frente ao Artmédia, há 3 anos, no tempo de Co Adriaanse, que o FC Porto não perdia para a Liga dos Campeões jogando em casa. A noite de hoje foi o quebrar desse registo, e os ''dragões'' não conseguiram bater a equipa teoricamente mais fraca do grupo.
Mas cedo se viu que o Dínamo Kiev não veio ao Dragão para passear. Uma equipa muito bem organizada, com o seu modelo de jogo bem assente. Ainda assim foi o FC Porto a ameaçar com um remate ao poste, pela parte de Lucho.
No entanto, aos 27 minutos, o Estádio do Dragão gelou. Livre directo batido na esquerda por Alyev, e Nuno, mal batido, permite o golo dos visitantes. Estava feito o 1-0.
Após o golo consentido, o Porto acordou e a equipa começava a ameaçar o guarda-redes visitante, Bogush. No entanto, os ''dragões'' não marcaram e Jesualdo viu-se obrigado a mexer ao intervalo. Trocou o trinco Fernando pelo avançado Hulk, mundando a táctica para 4x2x2.
A mudança em nada mudou, e o FC Porto acaba o jogo com esta impensável derrota. Assim, cai para o terceiro lugar no Grupo G, nas costas de Arsenal e Dínamo de Kiev, a par de desvantagem nos confrontos com ingleses e ucranianos. Em fase de jornada dupla com o mesmo adversário, a equipa de Jesualdo Ferreira terá de vencer na Ucrânia para continuar a namorar a próxima fase da competição.
Foi apresentado na última semana o projecto do novo estádio do CS Marítimo, que será construído na zona da praia da Formosa, estando prevista a sua conclusão em 2010. Ainda com algumas negociações a decorrer, o clube prepara-se para lançar um concurso publico internacional para a construção do novo recinto. Estima-se no entanto que o custo não será superior a 46,5 milhões de Euros, com um financiamento a 15 anos, tendo o Governo Regional da Madeira uma participação de 40%, o que lhe confere o estatuto de sócio minoritário.
O novo estádio do Marítimo terá capacidade para 9.553 lugares cobertos, edifício comercial e administrativo, parque de estacionamento para 1.580 lugares, 18 camarotes, loja do clube, centro de estágio e Health Club, numa área de construção de 57.443 m2.
Cristiano Ronaldo, Ricardo Carvalho, Deco, Pepe e Bosingwa figuram a lista de nomeados ao «Onze do Ano», prémio distribuído pela FIFPro, Federação Internacional de Futebolistas Profissionais. Esta distinção que leva 55 candidatos, conta ainda com a eleição do melhor jogador individual.
De referir que Bosingwa é referenciado como jogador do F.C. Porto, o clube que representou antes do Chelsea, critério seguido para os vários jogadores que mudaram de clube no defeso.
A lista foi divulgada esta segunda-feira, depois de reunidos os votos de 45 mil jogadores, pertencentes a 42 sindicatos filiados na FIFPro. Cada jogador indicou um guarda-redes, quatro defesas, três médios e três avançados.
A distinção será divulgada um dia após ao prémio da Bola de Ouro, distribuído pela revista France Football.
Eis os 55 candidatos ao prémio FIFPro:
Guarda-redes: Boruc (Polónia/ Celtic), Buffon (Itália/ Juventus), Casillas (Espanha/ Real Madrid), Cech (Rep. Checa/Chelsea), Van der Sar (Holanda/ Manchester United)
Defesas: Daniel Alves (Brasil/ Sevilha), Bosingwa (Portugal/F.C. Porto), Fabio Cannavaro (Itália/ Real Madrid), Ricardo Carvalho (Portugal/ Chelsea), Clichy (França, Arsenal), Ashley Cole (Inglaterra/ Chelsea), Evra (França/ Manchester United), Ferdinand (Inglaterra/ Manchester United), Lahm (Alemanha/ Bayern Munique), Lucio (Brasil/Bayern Munique), Maldini (Itála/ Milan), Nesta (Itália/Milan), Pepe (Portugal/ Real Madrid), Puyol (Espanha/ Barcelona), Sergio Ramos (Espanha/ Real Madrid), Terry (Inglaterra/ Chelsea), Vidic (Sérvia/ Manchester United), Zambrotta (Itália/ Barcelona), Javier Zanetti (Argentina/ Inter), Yuri Zhirkov (Russia/ CSKA Moscovo).
Em mais uma convocatória do FC Porto, Jesualdo Ferreira decidiu deixar de fora, pela 3ª vez consecutiva, o habitual guarda-redes titular Hélton. O brasileiro não tem estado partircularmente bem na baliza dos ''dragões'' e a boa forma de Nuno permitiu ao ''mister'' Jesualdo a mudança. Mas, mesmo assim, nem sequer convocá-lo? Não será de mais?
Ainda no lote de convocados para o jogo da Liga dos Campeões frente ao Dínamo Kiev, também Fucile, por lesão, Benitez e Bollati, por opção, não figuram na lista. Entretanto, Cristian Rodriguez recuperou a tempo da sua lesão e foi chamado.
Lista de convocados:
Guarda-redes: Nuno e Ventura
Defesas: Sapunaru, Bruno Alves, Pedro Emanuel, Rolando e Lino
Médios: Fernando, Guarín, Raul Meireles, Lucho e Tomás Costa
Avançados: Cristian Rodriguez, Farias, Hulk, Lisandro, Mariano Gonzalez e Tarik
Sertanense-FC Porto, 0-4 (Tarik, 45; Farías, 60 e 75; Diego Campos, p.b. 78)
Aliados Lordelo-Trofense, 0-1 (Valdomiro, 88)
União Leiria-Sporting, 0-1 (Liedson, 30)
APURADOS PARA A QUARTA ELIMINATÓRIA: Naval, E. Amadora, Nacional, F.C. Porto, Trofense, Sporting, Olivais e Moscavide, Vizela, Belenenses, Académica, V. Setúbal, D. Aves, Beira Mar, Cinfães, Portimonense, Boavista, Esmoriz, Valdevez, Leixões, Varzim, V. Guimarães, Arouca, Paços de Ferreira, Sp. Braga, Santana, União da Madeira, Gil Vicente, Fátima, Gondomar e Benfica.
PREMIER LEAGUE: Chelsea soma e segue; Tottenham desilude
A 8ª jornada da Liga Inglesa confirmou o excelente momento do Chelsea. A equipa comandada por Luiz Felipe Scolari bateu o Middlsbrough por uns claros 4-0, num encontro marcado pelo regresso de Deco á competição, após 1 mês parado. Com esta vitória os ''blues'' comandam a Premier League com 20 pontos.
Quem não descola do Chelsea é o Liverpool, que depois de ter estado a perder frente ao Wigan deu a reviravolta ao encontro, garantindo a vitória por 3-2. O Manchester United também parece estar de volta á melhor forma e bateu o West Bromwich por 4-0, onde Cristiano Ronaldo e Nani entraram nas contas do marcador. Ocupa agora o 5º posto, com 14 pontos mas com menos um jogo que os líderes.
O Hull City confirma o estatuto de surpresa. A equipa do ex-benfiquista Geovanni bateu o West Ham, de Luís Boa Morte, por 1-0 e já soma uns impressionantes 17 pontos, estando agora isolado no 3º posto.
A surpresa negativa da Premier League é o Tottenham. O clube de Londres investiu milhões num equipa que parece estar muito longe da melhor forma. Após mais uma jornada, os ''spurs'' perderam na casa do promovido Stoke City por 2-1, ocupando o último lugar da prestigiada liga com apenas 2 pontos. Juande Ramos arrisca-se a perder o lugar...
A revista France Football divulgou este domingo os 30 jogadores nomeados para a prestigiada distinção da Bola de Ouro. Entre tantos nomes surgem os internacionais portugueses Cristiano Ronaldo e a surpresa Pepe.
Depois de na temporada passada Cristiano Ronaldo ter deixado fugir o prémio para Kaká, agora é o principal favorito ao troféu. O seu maior concorrente será o inevitável Leo Messi.
Também nesta lista surge, com relativa surpresa, Pepe, que se estreia nesta lista, dominada pelos espanhóis, campeões da Euro 2008.
Eis os 30 nomeados ao prestigiado troféu:
Adebayor (Togo, Arsenal). Aguero (Argentina, Atlético Madrid). Arshavin (Rússia, Zenit São Petersburgo). Ballack (Alemanha, Chelsea). Benzema (França, Lyon). Buffon (Itália, Juventus). Casillas (Espanha, Real Madrid). Cristiano Ronaldo (Portugal, Manchester United). Drogba (Costa do Mrfim, Chelsea). Eto¿o (Camarões, Barcelona). Fabregas (Espanha, Arsenal). Gerrard (Inglaterra, Liverpool). Ibrahimovic (Suécia, Inter Milão). Kaká (Brasil, AC Milan). Lampard (Inglaterra, Chelsea). Messi (Argentina, Barcelona). Pepe (Portugal, Real Madrid). Ramos (Espanha, Real Madrid). Ribéry (França, Bayern Munique). Rooney (Inglaterra, Manchester United). Senna (Espanha, Villarreal). Toni (Itália, Bayern Munique). Torres (Espanha, Liverpool). Van Der Sar (Holanda, Manchester United). Van Der Vaart (Holanda, Real Madrid). Van Nistelrooy (Holanda, Real Madrid). Vidic (Sérvia, Manchester United). Villa (Espanha, Valência). Xavi (Espanha, Barcelona). Zhirkov (Rússia, CSKA Moscovo).
Hoje é dia de Taça de Portugal. FC Porto e Sporting entram em campo para disputar a terceira eliminatória da competição mais prestigiada do futebol português, onde vão defrontar Sertanense e U. Leiria respectivamente.
Pode assistir ao Sporting vs. U. Leiria, pelas 20:00H, AQUI. Até lá assista a outros interessantes jogos também AQUI
Eis o calendário da Taça de Portugal Millenium para o dia de hoje:
A edição do jornal ABOLA de hoje noticia que o clube escocês Glasgow Rangers está interessado em Tonel, central do Sporting, e dispõe de 4 milhões de euros para trazer o jogador.
Também Panathinaikos e Lazio estão de olho no central leonino mas o Rangers parece ser o mais interessado, sendo que este ''amor'' dura desde verão passado. Na reabertura do mercado, em Janeiro, os escoceses voltam á carga e irão fazer de tudo para ter Tonel na sua equipa.
Hoje em dia parece-me claro que a sociedade e mais especificamente as famílias estão conscientes da importância do desporto no desenvolvimento dos jovens. Em consequência desta percepção o mercado de oferta cresceu e podemos ver por exemplo escolas de futebol por todo o lado.
Enquanto antigamente eram exclusivamente os clubes que ofereciam esta actividade desportiva de modo organizado, hoje é possível encontrar escolas de futebol numa perspectiva comercial.
Se o crescimento da oferta torna esta actividade acessível a todos, já o facto de acontecer apenas numa perspectiva comercial aumenta o risco da qualidade nem sempre ser a adequada a uma actividade dedicada aos jovens.
Muitas vezes esta situação leva a que não sejam respeitadas algumas regras que devem estar inerentes a uma actividade que visa o desenvolvimento dos jovens, nem as regras associadas a um negócio que deve ser servir o cliente e não explorá-lo para benefício financeiro.
Há ainda o facto de, quem gere estas escolas muitas das vezes não ter a formação adequada para avaliar a qualidade do trabalho que esta a ser realizado, nem segue critérios rigorosos para a escolha da equipa técnica que insere na actividade que está a fornecer ao público.
São diversos os casos que conheço que os treinadores não têm qualquer formação para trabalhar com jovens e o que fazem é tratá-los como adultos em miniatura fornecendo-lhes actividades totalmente inadequadas. Há ainda casos de escolas, onde é suposto os jovens estarem a aprender a jogar futebol, serem entretidos em actividades/exercícios que, ao contrário de visarem objectivos técnico-pedagógicos que visem o seu desenvolvimento, apenas têm por objectivo queimar tempo até ao termo da aula com um professor/treinador pouco motivado ou competente. Não nos podemos esquecer também que muitas vezes podemos estar a por em risco a saúde dos jovens.
Assim, é importante que os pais se informem sobre a qualidade subjacente às actividades onde colocam os filhos e que se mantenham atentos ao trabalho aí desenvolvido.
O ar desolado de Iwelumo após falhar golo incrível
No jogo Escócia vs. Noruega, para a qualificação do Mundial de 2010, o avançado Chris Iwelumo protagonizou uma cena no mínimo cómica. Na sua estreia pela selecção escocesa, o avançado falhou um golo incrível. O jogador já pediu «mil desculpas» pelo sucedido mas mesmo assim não escapou á imprensa britânica, neste caso o The Guardian, que caricaturou a situação desta maneira: "O falhanço de Iwelumo foi de tal forma impressionante que o árbitro assistente assinalou golo antes de verificar, juntamente com um público horrorizado, que o avançado tinha rematado ao lado".
Mundial 2010: resultados e classificação da zona europeia
Se Portugal têm sido uma surpresa negativa, os restantes ''gigantes'' europeus passeiam na qualificação para o Mundial 2010. Confira então a campanha de Espanha, Inglaterra, Alemanha e Holanda.
PORTUGAL: Bosingwa lesionado; Miguel espreita oportunidade
Portugal jogará, dentro de pouco mais de uma hora, frente á Albânia num jogo de qualificação para o Mundial 2010. Depois do empate na Suécia, a selecção necessita de vencer este encontro senão complica em muito as contas para a passagem.
Para este importante duelo em Braga, no Estádio AXA, a grande novidade no onze titular é Miguel, que entra em detrimento de José Bonsigwa que se lesionou no treino de ontem. Também Danny e Nuno Gomes estãp cogitados para entrar na equipa titular.
PORTUGAL X Albânia é transmitido na TVI, pelas 20:45h.
As equipas a apresentar:
Portugal: Quim; Miguel, Pepe, Bruno Alves, Paulo Ferreira; Moutinho, Raul Meireles e Danny; Ronaldo, Nani e Hugo Almeida. Albânia: Beqaj; Beqiri, Curri, Vangjeli e Hika; Cana, Duro e Agolli; Lala, Bogdani e Skela
Taça de Portugal com patrocinador: Vencedor arrecada 1 milhão!
A Federação Portuguesa de Futebol encontrou um patrocinador para a Taça de Portugal: O Millenium BCP. O acordo entre as partes é de 3 anos e têm como principal objectivo oferecer mais visibilidade á prova. Como consequências deste novo ''sponsor'', a Taça designa-se agora como Taça de Portugal Millenium para além de um aumento do número de jogos com transmissão televisiva e um prémio de quase 1 milhão de euros para o vencedor!
Para os clubes mais pequenos este novo patrocinador pode ser ainda mais uma ajuda para combater a crise. Isto porque o prémio para os finalistas chega aos 700 mil euros (500 mil para o vencedor, 200 mil para o finalista vencido) e no caso do vencedor o prémio pode chegar ao milhão de euros, devido ás transmissões televisivas.
Neste seguimento é também novidade os 15 jogos transmitidos na televisão. Até à última edição da prova, eram transmitidos sete jogos a partir dos oitavos-de-final. Com o novo modelo, o número de transmissões pode subir para os 15/20 jogos, começando já no próximo sábado, a partir dos 32 avos de final.
Luisão interessa ao Panathinaikos mas 10 milhões é muito!
Esta terça-feira surgiu na imprensa o interesse do Panathinaikos no defesa central do Benfica, Luisão. No entanto este interesse parece desmoronar-se pois o Benfica pede 10 milhões de euros pelo patrão do sector mais recuado dos encarnados, valor considerado incomportável para os gregos.
O Panathinaikos até dispõe dos 10 milhões de euros mas para dois reforços: um central e um ponta-de-lança. Ao que se sabe, os responsáveis encarnados também não estão na disposição de baixar o preço, cientes da importância do internacional brasileiro no Benfica. O próprio Luisão já quis deixar em claro que também só deixa a Luz por uma proposta altamente aliciadora.
Sendo assim, e se nenhuma outra proposta surgir superior á do Panathinaikos ou de outro clube, Luisão continuará em Portugal até ao fim da época.
Portugal prepara o seu quarto jogo de qualificação para o Mundial 2010, contra a Albânia. Em mais um treino, Carlos Queiroz, apesar de não deixar indicações concretas, deixou a hipótese de Danny ser titular no jogo em Braga.
Em relação ao último onze, frente á Suécia, o seleccionador nacional deverá optar por onze mais ofensivo e por isso a aposta em Danny. Para a entrada do luso-venezuelano, deverá sair Fernando Meira, recuando Raúl Meireles para o lugar deste. De resto, a menos que haja lesões, não haverá mais alterações.
Assim, Portugal deverá apresentar o seguinte onze frente á Albânia:
Quim; Bosingwa, Pepe, Bruno Alves e Paulo Ferreira; Raul Meireles, João Moutinho e Danny; Nani, Hugo Almeida e Cristiano Ronaldo.
José António Camacho é o novo treinador do Osasuna. O contrato têm a duração de um ano e o ex-técnico do Benfica será apresentado amanhã.
Sucedendo a José Angel Ziganda no banco da equipa de Pamplona, Camacho fará acompanhar-se por Pepe Carcelén, o seu adjunto desde há muito. Camacho terá também a possibilidade de treinar Tiago Gomes e Dady, jogadores que já passaram por Portugal.
O técnico espanhol tenta assim nova sorte na sua carreira depois do seu último cargo, na Luz, não ter sido bem sucedido.
Rochemback e Geovanni entre os piores do Barcelona!
Numa votação levada a cabo pelo jornal espanhol Sport, 50 mil leitores elegeram o pior onze das últimas duas décadas do Barcelona. O curioso é que nesse onze entram nomes bem conhecidos dos portugueses como Fábio Rochemback, actualmente no Sporting, Amunike, outro que passou por Alvalade, e dois ex-benfiquistas, Geovanni e Okunowo.
Conste-se também que os cibernautas elegeram Santiago Ezquerro como a pior contratação dos últimos 20 anos dos ''culé''. Mesmo assim, o espanhol não entra nos titulares.
Verifique então a equipa titular:
Rustu; Okonowo, Christanval, Frederic Dehu e Winston Bogarde; Xavier Escurza, Fábio Rochemback e Dragan Ciric; Geovanni, Maxi Lopez e Amunike.
Eis a lista dos trinta maiores "gastadores" deste ano. Na realidade, trata-se apenas da diferença entre os valores de jogadores adquiridos com os ganhos dos jogadores vendidos.
1. Manchester City £64.65M 2. Internazionale £43.25M 3. Aston Villa £44.9M 4. Fiorentina £37.77M 5. Zenit St Petersburg £30M 6. Sunderland £26.4M 7. Barcelona £25.4M 8. Manchester United £24.84M 9. Wolfsburg £24.08M 10. Lyon £20.55M 11. Roma £19.31M 12. Liverpool £19.25M 13. Stoke City £19.05M 14. Atletico Madrid £17.4M 15. Ajax £17M 16. Fenerbahce £16.65M 17. Napoli £16.49M 18. Bologna £15.91M 19. Juventus £15M 20. Benfica £14.61M 21. Fulham £14.5M 22. Panathinaikos £14.05M 23. West Bromwich Albion £13.05M 24. Bolton Wanderers £13M 25. Olympiakos £12.94M 26. Real Betis £11.07M 27. Genoa £10.88M 28. Hull City £10.4M 29. Schalke £10.25M 30. Newcastle United £10.19M
Temos nada mais nada menos que onze clubes ingleses na lista. Não é de admirar. O que é de admirar, isso sim, é que o Benfica apareça nesta lista em 20º lugar. E nela não constem clubes como Real Madrid, Chelsea, Bayern de Munique ou AC Milan. Alguém andará a querer viver muito acima das suas posses?
A selecção portuguesa de futebol empatou hoje 0-0 na visita à Suécia, em jogo da terceira jornada do Grupo 1 de qualificação para o Campeonato do Mundo2010, a disputar na África do Sul.
O resultado acaba por não ser mau, empatando no terreno de um dos adversários directos. Segue-se agora o jogo frente à Albânia, em Braga, na próxima Quarta Feira.
Carlos Queirós colocou no terreno um onze com um ponta de lança mais fixo, Hugo Almeida, e com Fernando Meira a fazer o papel de médio mais defensivo da equipa. O jogador do Galatasaray foi bastante importante ao longo do encontro, auxiliando a dupla de centrais, Pepe e Bruno Alves, na luta com os avançados suecos.
Na primeira parte houve equilíbrio, as oportunidades rarearam, e sentia-se que a táctica lusa passava pelos lançamentos rápidos para os homens mais avançados da equipa, Nani, Ronaldo e Hugo Almeida. Na área contrária, alguns calafrios, com alguma dificuldade de Quim em controlar o «espaço aéreo» próximo à sua baliza.
Facto positivo é a garantida ausência de Ibrahimovic no jogo que a Suécia vai realizar frente a Portugal em Março, já que o avançado do Inter de Milão viu um amarelo que o impede de participar no próximo jogo da sua selecção.
No segundo tempo Portugal tomou conta da partida, ocupando terrenos mais avançados, e diminuindo a frequência dos lançamentos longos. João Moutinho acabou por criar uma boa situação, flectindo da esquerda para a direita e rematando forte um pouco ao lado do poste esquerdo de Isaksson.
O jogo chegou sem golos até ao minuto 90, continuando assim Portugal a 1 ponto da Suécia, mas a 3 da Dinamarca que comanda assim o Grupo 1.
NOTAS MESTRES DO FUTEBOL:
Árbitro, Roberto Rosetti (Itália): nota 3- Lars Lagerback: nota 3- Carlos Queiróz: nota 3 MELHOR EM CAMPO: Fernando Meira
A selecção Nacional disputa hoje o terceiro jogo da qualificação para o Mundial 2010. O duelo será na Suécia e Portugal terá a missão de pelo menos pontuar, depois da surpreendente derrota caseira com a Dinamarca.
O encontro será pelas 19h e terá transmissão televisiva na SIC.
TODOS COM A SELECÇÃO!!!
Rasunda Stadion Solna 19h00 sic Árbitro Roberto Rosetti (Itália) Assistentes Paolo Calgano e Cristiano Copelli Treinador Lars Lagerback 1 Isaksson GR 2 Stoor LD 3 Majstorovic DC 4 Hanssen DC 5 Nilsson LE 6 Daniel Andersson MD 7 Seb. Larsson AD 8 Kallstrom MO 9 Elmander AV 10 Ibrahimovic AV 11 Holmen AE - 12 Johan Wiland GR 13 Behrange Safari LD 14 Andreas Granqvist DC 15 Andreas Johansson MO 16 Marcus Berg AV 17 Markus Rosenberg AV 18 Viktor Elm AV
Treinador Carlos Queiroz 1 Quim GR 2 Bosingwa LD 3 Pepe DC 4 Bruno Alves DC 5 Paulo Ferreira LE 6 Meira MD 8 João Moutinho MO 11 Raul Meireles MD 10 Danny MO 9 Nani AV 7 Cristiano Ronaldo AV - 12 Eduardo GR 13 Miguel LD 14 Tonel DC 15 Carlos Martins MO 16 Quaresma AE 17 Nuno Gomes AV 18 Hugo Almeida AV
O seleccionador nacional testou, no último apronto em solo português antes do confronto com a Suécia, o possível onze para o importante embate de sábado. Moutinho fez parte do meio-campo, juntamente com Meireles e Meira, enquanto no ataque Danny e Nani fizeram parelha com Ronaldo. Vote aqui no onze que colocaria frente aos suecos!
Com o quarteto defensivo praticamente definido com Bosingwa, B. Alves, Pepe e Paulo Ferreira, Carlos Queirós terá de decidir a composição do meio-campo, privado de Deco e Maniche, bem como do trio atacante a utilizar. No último treino o meio-campo foi composto por Raul Meireles, Fernando Meira e João Moutinho, mas não é de excluir a utilização de Danny na posição de médio mais ofensivo em detrimento do 28 do Sporting.
No ataque a grande questão é mesmo a da utilização de Ronaldo como homem mais avançado. Em caso afirmativo, Nuno Gomes sai do onze enquanto Nani, Quaresma e Danny são os candidatos mais fortes a ocuparem as alas. Caso Carlos Queiros opte pela utilização de Ronaldo na extrema-direita, Nuno Gomes deverá mesmo ser o ponta-de-lança, enquanto a ala esquerda terá os três candidatos já referidos.
O central Pepe foi a imagem da confiança da comitiva portuguesa, já que à partida para Estocolmo declarou: «Depois do último jogo que fizemos em casa com a Dinamarca, no qual estivemos muito bem na primeira parte mas que depois foi para esquecer, vamos à Suécia com o intuito de poder ganhar e trazer os três pontos». Quanto à estrela máxima dos suecos, Ibrahimovic, Pepe afirmou: «É um excelente jogador, está provado que tem muita técnica e também muita força, mas a Selecção portuguesa também tem bons jogadores e a Suécia também não é só Ibrahimovic...»
Segundo os leitores MESTRES DO FUTEBOL, Jesualdo Ferreira deve ser dispensado do comando técnico do FC Porto. Foram 13 os leitores que votaram SIM e 5 os que votaram NÃO.