Há duas semanas o Mestres do Futebol criou um novo espaço. Um espaço dedicado a biografias. A primeira Biografia MF foi sobre Marta, ‘O Pele das Saias’. Esta semana a Biografia MF será sobre a Major League Soccer (MLS), a Liga de Futebol Americano.
A Major League Soccer, mais conhecida por MLS, é a Liga de Futebol Americano que corresponde á primeira divisão em Portugal. A MSL faz parte da U.S Soccer que é uma espécie de Federação, tal como a Federação Portuguesa de Futebol.
A MLS foi fundada no princípio dos anos 90 em 1994 pela U.S Soccer, que prometeu criar a MLS, se o Mundial de selecções de 1994 fosse nos E.U.A e assim aconteceu. O Mundial de selecções foi nos E.U.A e por isso a MLS nos Estados Unidos estava criada. No entanto só se começou a jogar em 1996 e com apenas 10 equipas.
A MLS estava determinada em ser diferente e até criou novas regras. Uma dessas regras foi a diferença no relógio tradicional no futebol. Nos tradicionais jogos de futebol o relógio começa no 0.00 e acaba aos 90 minutos com os minutos de desconto e as bolas paradas incluído. Porém a MLS criou um relógio que retarda, ou seja, um relógio que está no minuto 90 e depois começa a andar para atrás, e quando atinge o 0.00 termina imediatamente o jogo. Era como uma espécie de ‘’relógio NBA’’. Na realidade, e depois de tanta polémica em torno deste relógio, a MLS decidiu, em 2004, voltar ao relógio normal.
Na MLS, em todos os clubes, os jogadores recebem um salário, todo ele semelhante, entre eles. Chama-se a isso o ‘’tecto salarial’’. Esse ‘’tecto salarial’’ permite que não haja clubes com jogadores mais caros (elevado salário) e por isso há um grande equilíbrio entre todos os clubes. A verdade é que em 2006 surgiu o ‘’problema Beckham’’. O presidente dos LA Galaxy, Alexi Lalas, estava disposto a oferecer muito dinheiro a Beckham, mas com a medida do ‘’tecto salarial’’ o inglês estaria privado de vir para os E.U.A. Foi então aí que a MLS criou a ‘’Designated Player Law’’ que permite aos clubes terem 1 jogador, apenas 1 jogador, que ultrapasse o ‘’tecto salarial’’. Esta é uma boa medida e até podia ser implementada no resto do mundo, não fosse o futebol da actualidade um autêntico negócio onde os jogadores recebem salários astronómicos.
Foi também em 2006 que a MLS, em conjunto com a Liga Mexicana de Futebol, criou um torneio chamado SuperLiga. A SuperLiga é um torneio entre 4 equipas da MSL e 4 equipas da Liga Mexicana de Futebol que competem, entre si, por um prémio de 1 milhão de dólares.
A MLS ficou com grande destaque depois da chegada de David Beckham. O Inglês que conseguiu um feito histórico. É o jogador mais bem pago do mundo e o jogador com o salário mais elevado na história da MLS. Tem um contrato de 250 milhões de euros em 5 épocas. No entanto a MLS ganhou Beckham mas perdeu Freddy Adu que era, até então, o jogador mais bem pago na MSL e ainda o mais conhecido. Adu que era o único jogador da MLS que fazia as inúmeras campanhas públicitárias nos E.U.A e até foi beijado pelo rei, Pelé. Como muitos de vocês sabem Adu está agora no Benfica, mas, claro, sem o mesmo carisma que tinha na Liga Americana.
A MLS veio revolucionar o futebol nos E.U.A, no entanto está muito aquém de desportos como a NFL (espécie de rugby) a NBA ou a NHL (hóquei em gelo).
Campeões da MLS:
1996: DC United 1997: DC United 1998: Chicago Fire 1999: DC United 2000: Kansas City Wizards 2001: San José Earthquakes 2002: Los Angeles Galaxy 2003: San José Earthquakes 2004: DC United 2005: Los Angeles Galaxy 2006: Houston Dynamo 2007:
Fique com este vídeo que demonstra o futebol jogado na MLS:
Depois de algum atraso cá está a 3ª edição do MESTRES DO FUTEBOL RÁDIO. Aproveitamos para convidar quem quer que esteja interessado em ser a 'voz' do M.F RÁDIO! É a tua oportunidade!! Não percam para mais logo a Biografia MESTRES DO FUTEBOL sobre a MSL.
Ouçam!! ( a edição ficará alojada, como sempre, no lado direito do blogue )
Luís Filipe Vieira, actual presidente do SL Benfica, disse que não abandonará o cargo de presidente. LFV convocou ontem uma reunião de emergência com os órgãos do clube encarnado para dissipar as dúvidas em torno da polémica de segunda-feira em que vários adeptos e simpatizantes do SLB insultaram violentamente o presidente do Benfica. Esta reunião também esclareceu a notícia de que LFV mandou retirar os seus bens pessoais do seu gabinete, no entanto o presidente esclareceu: ''Se tenho o lugar em causa? Porquê? Não coloquei o lugar à disposição. Continuo como estava, imbuído no espírito que tinha, ou seja, quero levar a bom porto tudo aquilo a que me propus quando chegue'', sublinhou.
Segundo o resultado da sondagem os leitores preferem a Biografia da Liga Americana, a MSL. A Biografia será feita amanhã. Destaque para esta sondagem pelo facto de ter havido cerca de 39 votos! Votem na nova sondagem!!
O Sp. Braga anunciou esta manha a rescisão com o seu treinador Jorge Costa. A gota de agua foi na Figueira da Foz, o empate de 1-1 frente á Naval, o presidente António Salvador reuniu-se com Jorge Costa e comunicou-lhe a decisão de o Braga querer rescindir com Jorge Costa.
O comunicado do Braga: “A SAD do S. C. Braga prescindiu do técnico Jorge Costa. Após o jogo com a Naval, o presidente António Salvador, reuniu-se com o técnico e depois de uma pequena conversa, comunicou-lhe a decisão, imediatamente aceite e entendida pelo treinador. As exibições menos conseguidas e os resultados verificados, nada condizentes com os objectivos e pergaminhos do clube, estiveram na base desta decisão. No entanto, a SAD do S. C. Braga não pode deixar de agradecer o brio profissional e a dedicação ao clube demonstrada por Jorge Costa durante o tempo em que serviu o S. C. Braga. O trabalho da equipa foi entregue provisoriamente aos técnicos-adjuntos.”
Regressa a Bwin Liga e regressa também, o '' GOLO DA SEMANA''. Esta semana os Mestres do Futebol elegeram o golo de Bruno Gama do Setúbal, num jogo onde o Setúbal bateu em casa o Paços de Ferreira por 3-1. É um grande golo deste médio, finta por um adversário e depois coloca a bola encostada ao canto sem qualquer tipo de hipótese para o guardião.
Bwin Liga: Nos jogos de hoje Porto vence e Braga empata
Nesta segunda-feira concluiram-se os jogos da 8ª jornada Bwin Liga. O FC Porto venceu o Leixões por uns expressivos 3-0. Com este resultado o Porto continua na liderança do campeonato com 8 pontos de avanço sobre o Benfica e 7 sobre o Sporting. No outro jogo da noite o Braga empatou com a Naval. O Braga mantêm-se no 7º posto enquanto a Naval sobe duas posições, e está agora em 12º lugar.
Paulo Assunção é a principal ausência nos convocados do FC Porto
O médio brasileiro Paulo Assunção é a ausência de destaque nos convocados do FC Porto para o jogo desta noite frente ao Leixões. Outras das ausências são as de Ernesto Farías e de Adriano tal como aconteceu no jogo frente ao Marselha na passada quarta-feira.
Os convocados FC Porto referentes ao jogo desta noite frente ao Leixões:
Guarda-redes: Helton e Nuno.
Defesas: Bosingwa, Bruno Alves, Cech, Pedro Emanuel, Fucile e Stepanov.
Bwin Liga: Benfica safa-se de novo com a assinatura americana
O Benfica regressou da melhor maneira á Bwin Liga ao vencer por 2-1 a equipa madeirense, o Marítimo. Com esta vitória o Benfica soma mais um ponto que o Sporting e reduz a desvantagem em relação ao Porto estando neste momento a cinco pontos do líder.
O jogo, na Luz, começou bastante mal para os 'encarnados' que sofreram o golo logo aos 8' minutos de jogo. Golo esse marcado pelo brasileiro Kanu numa 'chapelada' a Quim. Mas 8 minutos depois o SLB respondeu por Cardozo que transformou, com sucesso, a grande penalidade cometida, sem qualquer dúvida, pelo defesa Ricardo Esteves.
Estava entusiasta este encontro e aos 30 minutos o guarda-redes Quim comete grande penalidade, a segunda no jogo, abalroando dentro de área Kanu. O guardião é também expulso. Para a defesa do penalty entrou Butt que substituiu Edcarlos. O alemão entrou da melhor maneira pois conseguiu defender a penalidade marcada por Makukula.
Na segunda parte o jogo desceu vertiginosamente de qualidade, o Marítimo contentava-se com o empate enquanto o Benfica estava a descer fisicamente. Mesmo com estas adversidades o Benfica conseguiu o golo da vitória por intermédio do entrado Freddy Adu aos 86 minutos. O norte-americano tem se revelado muito útil á equipa encarnada apesar de ficar quase sempre sentado no banco.
O Sporting empatou frente ao Nacional da Madeira, no Complexo Desportivo do Nacional, por 0-0 no regresso á Bwin Liga. Neste jogo não houve golos mas houve, sim, boas oportunidades para ambas as equipas marcarem e só não o conseguiram devido ás duas boas exibições dos guardiões Stojkovic e Diego Benaglio. Este resultado deixa o Sporting ( caso o Porto vença amanhã ao Leixões ) a nove pontos da liderança. Quanto ao Nacional, com este resultado, fica em 10º lugar.
Tanto o Manchester United como o Chelsea venceram esta tarde e ambos golearam. Os 'reds' ganharam por 4-1 frente ao Middlesbrough. Neste jogo destaque para Nani que marcou e esteve muito bem durante o jogo. Quanto ao Chelsea 'esmagou' o Manchester City de Sven Goren Ericksson por 6-0.
O Manchester está na liderança enquanto o Chelsea está no 4º posto.
Resultados de hoje e calendário de amanhã:
Sábado: Manchester United – Middlesbrough, 4 - 1 Sunderland – Fulham, 1 - 1 Birmingham – Wigan, 3 - 2 Chelsea - Manchester City, 6 - 0 Reading – Newcastle, 2 - 1 Portsmouth - West Ham, mais tarde
Domingo: Bolton - Aston Villa Derby County - Everton Tottenham - Blackburn Liverpool - Arsenal
Classificação:
1. Manchester United, 26 pontos 2. Arsenal, 25 3. Manchester City, 22 4. Chelsea, 21 5. Liverpool, 19 6. Portsmouth, 18 7. Blackburn, 18 8. Newcastle, 17 9. Aston Villa, 14 10. West Ham, 13 11. Everton, 13 12. Reading, 13 13. Birmingham, 11 14. Fulham, 9 15. Sunderland, 9 16. Wigan, 8 17. Middlesbrough, 8 18. Tottenham, 7 19. Derby County, 6 20. Bolton, 5
Bwin Liga: Guimarães conquista no D. Afonso Henriques
Na abertura da 8ª Jornada Bwin Liga o Vitória de Guimarães defrontou o Leiria, no Estádio D. Afonso Henriques, e venceu por 2-1. Mas esta vitória foi muito suada, é que o Leiria esteve a vencer a partir do minuto 16' com golo de João Paulo, e só aos 46' minutos o Vitória empatou por intermédio de Miljan. E no cair do pano a equipa da cidade do berço arrecadou a vitória aos 94' minutos por Rabiola, o jovem avançado emprestado pelo FC Porto.
A Bwin Liga regressa este fim-de-semana depois de ter estado 2 semanas ausente. Destaque para o FC Porto que tentará manter a sua excelente onda de vitórias frente ao Leixões.
Fique com o calendário desta Jornada:
8ª Jornada BWIN LIGA
26-10-2007 20:30 Guimarães - U. Leiria 27-10-2007 17:15 Belenenses - Académica 27-10-2007 18:00 V. Setúbal - Paços Ferreira 27-10-2007 19:45 Nacional - Sporting 28-10-2007 16:00 E. Amadora - Boavista 28-10-2007 19:45 Benfica - Marítimo 29-10-2007 19:30 Naval 1º Maio - Sp. Braga 29-10-2007 19:45 FC Porto - Leixões
Blog Planet Football 10 emite que Mourinho treinará o Inter de Milão
De acordo com o Blog de futebol, Planet Football 10, o destino de José Mourinho será o Inter de Milão. O Blog cita que José Mourinho terá um pré-acordo de quatro temporadas com o clube italiano para treinar no fim da época. Mas, no caso de Roberto Mancini ser despedido antes do final da temporada, Mourinho pode vir a treinar o clube mais cedo. Veremos se não haverá nenhum imprevisto no contrato é que em Itália o Inter está na frente do campeonato e um dos rivais, o AC Milan, está a atravessar uma má fase sendo que o destino de Mourinho, no sentido mais óbvio, seria o AC e não o Inter. Emitimos aqui, o excelente trabalho deste Blog, o Planet Football 10, que conseguiu este exclusivo mundial! Parabéns!!
O F.C. Porto anunciou ontem que não voltará a colocar a bola fora para que os jogadores adversários sejam assistidos. Os dragões vão deixar as paragens ao critério dos árbitros e anunciaram esperar tratamento diferente por parte dos oponentes.
Raul Meireles deixou a sua opinião sob esta posição oficial dos bicampeões nacionais. «Vamos colaborar, antes de mais, com uma recomendação da UEFA», adiantou, acrescentando depois ter sentido várias vezes que «algumas equipas se aproveitavam do fair-play quando jogavam contra o F.C. Porto».. Esta recomendação do organismo que rege o futebol europeu baseia-se na Lei 5 das Leis de Jogo, a mesma que prevê o seguinte: «O árbitro pára o jogo se, na sua opinião, um jogador estiver lesionado com gravidade, garantindo então a sua remoção do terreno do jogo».
Taça Uefa: Braga empata no Reebok Stadium frente ao Bolton
O SC Braga, única equipa portuguesa na Taça UEFA, empatou frente ao Bolton 1-1 no primeiro jogo da fase de grupos F. O primeiro golo do jogo surgiu do Bolton por intermédio de Diouf. O Braga conseguiu o empate a 10 minutos do fim numa boa jogada de atque, com cruzamento de João Pereira e conclusão de Jaílson. O bracarenses mereceram o resultado, fizerem uma boa exibição, e só não ganharan porque o Árbitro da partida não assinalou um penalty sobre Zé Manel em que o extremo é completamente abalroado dentro da área.
O F.C. Porto assinou esta quinta-feira, perante o olhar dos jornalistas, a renovação do contrato com a Nike, que desta forma vai equipar a equipa de futebol durante mais quatro anos, até final da época 2011/2012. Trata-se, aliás, da segunda renovação de uma ligação que foi feito pela primeira vez no início da temporada 2000/01. Desta forma, no final do actual contrato, o F.C. Porto e a marca de equipamentos norte-americana estarão juntos há doze anos. Pelo contrato de mais quatro anos, o F.C. Porto vai garantir de imediato 11,1 milhões de euros, o que significa 2,7 milhões de euros por temporada nos cofres azuis e brancos. Este valor pode contudo aumentar até aos 14,8 milhões de euros, no final da época 2011/2012, dependendo dos resultados desportivos da equipa, sendo que quanto mais títulos o F.C. Porto ganhar, mais dinheiro a Nike paga pela exclusividade do fornecimento dos equipamentos desportivos. Resta dizer que a assinatura do contrato foi feita no Auditório do Estádio do Dragão, com Pinto da Costa e Carlos Homedes (manager da marca norte-americana na Península Ibérica) em representação, respectivamente, do F.C. Porto e da Nike. No acto de assinatura do contrato, ambos realçaram o sucesso da ligação para as duas empresas.
Já estão concluidos os jogos das equipas portuguesas na Liga dos Campeões. O Benfica ganhou 1-0 ao Celtic, um golo apontado por Cardozo aos 86 minutos da segunda parte. Um jogo em que quase não houve 1ª parte para nenhuma das equipas com poucas oportunidades em que ambas as equipas se concentravam na defesa e menos no ataque. Na segunda parte o Benfica esteve muito melhor, mais ofensivo, com muitas oportunidades de golo até que conseguiu esse tão desejado golo, quase no fim do jogo. Já o Porto empatou 1-1 com o Marselha num jogo dominado pelo Porto em que pode se dizer: foi a melhor exibição do Porto na Liga dos Campeões este ano, porém a sorte não teve do lado dos dragões e apenas empataram com um penalti muito, muito duviduso que foi marcado pelo Lucho Gonzalez.
Outros resultados na Liga de Campeões:
Grupo A: Besiktas 2-1 Liverpool Marselha 1-1 FC Porto
Grupo B: Rosenborg 2-0 Valência Chelsea 2-0 Schalke
Grupo C: Werder Bremen 2-1 Lazio Real Madrid 4-2 Olympiacos
Joaquim Teixeira com grandes projecções: ''Quero levar o Boavista á Taça Uefa e á Champions''
Joaquim Teixeira, o único candidato á presidência do Boavista Futebol Clube, falou á imprensa e tem grandes projecções para o clube nortenho.
Em declarações á Agência Lusa, afirma que o projecto que tem para o Boavista é de 6 anos, o tempo que pretende ficar.''Tenho um projecto de seis anos, pois penso que não basta um mandato de três. No entanto, admito que, no máximo, possa exigir de mim uma dedicação alargada a nove anos''.
Teixeira afirma que pretende que o Boavista seja presença na luta pelo título e que pretende, também, levar o Boavista ás competições europeias, a Taça Uefa e a Liga dos Campeões. O Candidato diz ainda que quando o Boavista for uma equipa de 'Top' José Mourinho virá treinar para o clube nortenho. ''Quero levar o Boavista ao máximo das suas capacidades, sendo competitivo em Portugal e com presenças regulares na Liga dos Campeões e na Taça UEFA. É um trabalho que vai depender de todo o grupo. Podemos ter uma equipa de ‘top’ e o José Mourinho como treinador''.
FC Porto e Benfica entram hoje em cena para defrontar Marselha e Celtic na terceira jornada da Champions. Dragões e águias jogam pela vitória, mas a "obrigação" de somar os três pontos pesa mais sobre os encarnados. Siga a noite europeia em Jogo em Directo, a partir das 19h45.
De facto, o mau arranque do Benfica na presente edição da Liga dos Campeões – duas derrotas em outros tantos jogos – deixa a equipa de José António Camacho sem grande margem de manobra para o encontro desta noite. No último lugar do Grupo D, os encarnados estão "obrigados" a derrotar o Celtic sob pena de hipotecarem a qualificação para os oitavos-de-final. O técnico espanhol recusou, ainda assim, classificar o jogo como decisivo, preferindo encará-lo como «muito importante». «AC Milan e Shakthar jogam entre si e não podem ganhar os dois, por isso o Benfica pode igualar o Celtic e ficar mais perto do segundo lugar», sustentou.As águias, de resto, conhecem bem o adversário escocês, com o qual registam curioso equilíbrio em quatro duelos na Champions: duas vitórias e outras tantas derrotas, sempre por 3-0, resultado que tem sorrido à equipa da casa. Que se repita a tradição - por hoje, bem entendido -, pois em caso de vitória o Benfica iguala o Celtic com três pontos e ganha novo alento para a deslocação à Escócia, na próxima jornada.
Ao contrário do Benfica, o FC Porto vive situação bem mais desafogada na Liga Milionária. Com uma vitória (Besiktas) e um empate (Liverpool), a equipa de Jesualdo Ferreira ocupa o segundo lugar do Grupo A, com quatro pontos, atrás do adversário desta noite, o Marselha, que soma por vitórias os dois jogos disputados... incluindo na deslocação a Anfield.Os dragões apresentam-se no Vélodrome com possibilidades de assumir a liderança, bastando para isso repetir o desfecho da última deslocação ao reduto do Marselha, em 2003, quando venceram por 3-2 sob batuta de José Mourinho… na caminhada que teria como epílogo a conquista do título europeu. Jesualdo Ferreira recusou encarar, a priori, a divisão de pontos como um desfecho positivo, mas o certo é que o empate pode, também, servir as pretensões dos azuis e brancos, que garantiam o segundo lugar (com cinco pontos, contra os quatro que o Liverpool pode fazer se vencer em Istambul) sem beliscar o «assalto» ao comando na ronda seguinte, quando receberem os gauleses no Estádio do Dragão. De resto, a derrota é o único dos três desfechos possíveis que complicaria as contas dos bicampeões nacionais, que ficariam a cinco pontos do Marselha e à mercê do Liverpool na vice-liderança.
Nos resultados de Terça-Feira da Liga dos Campeões os destaques máximos vão para a goleada do Arsenal frente ao Slavia por 7-0 e pela excelente vitória do Olimpique Lyon, fora de casa, frente ao Estugarda. Os resultados:
Grp. E Estugarda 0-2 Lyon Grp. E Rangers 0-0 Barcelona
Grp. F Dynamo Kiev 2-4 Man. United Grp. F Roma 2-1 Sporting
Grp. G CSKA Moscovo 1-2 Inter Grp. G PSV 0-0 Fenerbahçhe
Grp. H Sevilla 2-1 Steaua Grp. H Arsenal 7-0 Slavia
Liga dos Campeões: Sporting marca passo frente á Roma
O Sporting defrontou a Roma para a Liga dos Campeões. Não arrecadou qualquer ponto, e por perdeu 2-1. O primeiro golo do jogo foi alcançado pela Roma, por Juan, depois de uma saída em falso do guarda-redes Tiago. Dois minutos depois o Sporting respondeu numa boa jogada de ataque terminada num cabeceamento indefensável de Liedson. Na segunda parte o Roma beneficiou dum penalty muito duvidoso mas que Mancini, na conversão, falhou. Apesar do penalty falhado a Roma não desistiu e acabou por marcar o golo da vitória, por Vucinic (que havia entrado para o lugar do lesionado Totti) em que, mais uma vez, a defesa do Sporting teve muitas culpas.
Com este resultado o Sporting passa para o 3º lugar do grupo, estando o Manchester United em 1º lugar, a Roma em 2º e o Dínamo Kiev em 4º.
Roma de olha em Veloso: "uma mistura de Vieira e Pirlo"
Miguel Veloso é o jogador do momento em Itália. A imprensa centra as atenções no jovem craque do Sporting, que é definido como «uma mistura de Patrick Vieira e Pirlo». O jornal «Tuttosport» volta a falar do interesse da Juventus em Miguel Veloso e escreve que o empresário Paulo Barbosa é esperado em Itália. Fala-se numa cláusula de 20 milhões de euros e num negócio que incluiria a troca de Tiago, com problemas de adaptação na Juve.
É a «Gazzetta dello Sport» que faz essa comparação de Veloso com Vieira e Pirlo. Em maré de semelhanças, o jornal cor-de-rosa escreve também que Liedson «é como Miccoli, mas mais magro». A «Gazzetta» destaca ainda os problemas na viagem dos «leões» e diz que Paulo Bento ficou «furioso» com o facto de não ter podido realizar o treino de adaptação ao relvado na véspera do jogo. Em destaque de resto a contradição entre a opinião dos dois treinadores. Ao contrário de Paulo Bento, Luciano Spaletti considera o jogo decisivo, quase como uma eliminatória entre as duas equipas pelo apuramento na Liga dos Campeões.
O médio do Inter de Milão Luís Figo, de 34 anos, deverá realizar o centésimo jogo na Liga dos Campeões no encontro entre o clube milanês e o CSKA de Moscovo na 3.ª jornada do Grupo C.Assim, Figo será o sexto jogador da história a atingir esta simbólica marca. O português realizou o primeiro jogo na Champions pelo Barcelona na temporada de 97/98.O médio, vencedor da Bola de Ouro em 2002, chegou ao Inter de Milão em 2005 depois de se ter estreado pelo Sporting em 1989 e de ter passado pelo Barcelona (1995-2000) e pelo Real Madrid (2000-2005).
Lista de jogadores com mais jogos disputados na Liga dos Campeões:
1. Raúl (Espanha/Real Madrid), 110 jogos
2. Roberto Carlos (Brasil/Fenerbahçe), 109
3. Paolo Maldini (Itália/AC Milan), 105
4. David Beckham (Inglaterra/Los Angeles Galaxy), 103.
Carlsberg Cup: Penafiel e Portimonense alcançam vitórias
As equipas do Portimonense e do Penafiel, ambas da Liga Vitalis, venceram esta tarde o Beira-Mar e o Leiria respectivamente. O jogo entre Portimonense e Beira-Mar acabou em 1-0 e o Penafiel Leiria ficou em 3-1.
Os resultados da primeira mão dos quartos-de-final da Carlsberg Cup:
O 'Mestres do Futebol' é um sítio onde, maioritariamente, se fala de futebol mas hoje abre-se uma excepção ao Fórmula 1, que também é um desporto tal como o futebol.
E esta excepção teve mesmo de se abrir, pois a notícia que se segue é sobre o novo campeão do mundo em F1. O campeão é o filandês Kimi Raikkonen da Ferrari. Logo atrás ficou o seu colega de equipa, Felipe Massa, o brasileiro que estava a correr em casa, pois o GP foi no Brasil, São Paulo no circuito de Interlagos. Houve uma grande emoção e o principal favorito á vitória, Hamilton da McLaren, não conseguiu mais que um mero 7º lugar (precisava do 5º para ser campeão). Em terceiro ficou o espanhol Alonso (bicampeão) também da Mclaren.
Depois de uma época marcada pelo caso de espionagem à Ferrari e pelo desentendimento entre Alonso e Hamilton, a McLaren viu o impossível acontecer-lhe, deixando a rival italiana, Ferrari, somar ao título de construtores a vitória no mundial de pilotos, ao contrário do que apontavam as expectativas iniciais.
Fique com a tabela do GP Brasil e com a tabela Mundial:
GP Brasil:
1. Kimi Raikkonen (Finlândia/Ferrari), 1h28m15.270 sec 2. Felipe Massa (Brasil/Ferrari), a 1.493 seg. 3. Fernando Alonso (Espanha/McLaren), a 57.019 4. Nico Rosberg (Alemanha/Williams-Toyota), a 1:02.848 min. 5. Robert Kubica (Polónia/BMW Sauber), a 1:10.957 6. Nick Heidfeld (Alemanha/BMW Sauber), a 1:11.317 7. Lewis Hamilton (Grã-Bretanha/McLaren), a 1 volta 8. Jarno Trulli (Itália/Toyota), a 1 volta 9. David Coulthard (Grã-Bretanha/RedBull-Renault), a 1 volta 10. Kazuki Nakajima (Japão/Williams-Toyota), a 1 volta 11. Ralf Schumacher (Alemanha/Toyota), a 1 volta 12. Takuma Sato (Japão/Super Aguri-Honda), a 2 voltas 13. Vitantonio Liuzzi (Itália/Toro Rosso-Ferrari), a 2 voltas 14. Anthony Davidson (Grã-Bretanha/Super Aguri-Honda), a 3 voltas
Mundial:
1. Kimi Raikkonen (Finlândia/Ferrari), 110 pontos 2. Lewis Hamilton (Grã- Bretanha/McLaren), 109 3. Fernando Alonso (Espanha/McLaren), 109 4. Felipe Massa (Brasil/Ferrari), 94 5. Nick Heidfeld (Alemanha/BMW Sauber), 61 6. Robert Kubica (Polónia) BMW Sauber, 39 7. Heikki Kovalainen (Finlândia/Renault), 30 8. Giancarlo Fisichella (Itália/Renault), 21 9. Nico Rosberg (Alemanha/Williams), 20 10. David Coulthard (Grã-Bretanha/Red Bull), 14 11. Alexander Wurz (Áustria/Williams), 13 12. Mark Webber (Austrália/Red Bull), 10 13. Jarno Trulli (Itália/Toyota), 8 14. Sebastian Vettel (Alemanha/Toro Rosso), 6 15. Jenson Button (Grã-Bretanha/Honda), 6 16. Ralf Schumacher (Alemanha/Toyota, 5 17. Takuma Sato (Japão/Super Aguri), 4 18. Vitantonio Liuzzi (Itália/Toro Rosso), 3 19. Adrian Sutil (Alemanha/Spyker), 1 20. Rubens Barrichello (Brasil/Honda), 0 21. Scott Speed (EUA/Toro Rosso), 0 22. Kazuki Nakajima (Japão/Williams), 0 23. Anthony Davidson (Grã-Bretanha), Super Aguri, 0 24. Sakon Yamamoto (Japão/Spyker), 0 25. Christijan Albers (Holanda/Spyker), 0
Cristiano Ronaldo, Deco e Ricardo Quaresma são os três internacionais portugueses incluídos na lista de 50 nomeados para a Bola de Ouro, prémio atribuído anualmente pela revista «France Football».
Lista de 50 nomeados, por país:
Itália (8): Gianluigi Buffon (Juventus), Fábio Cannavaro (Real Madrid), Gennaro Gatuso (AC Milan), Filippo Inzaghi (AC Milan), Paolo Maldini (AC Milan), Andrea Pirlo (AC Milan), Luca Toni (Fiorentina e Bayern Munique) e Francesco Totti (Roma);
Brasil (6): Daniel Alves (Sevilha), Rogério Ceni (São Paulo), Diego (Werder Bremen), Kaká (AC Milan), Robinho (Real Madrid), Ronaldinho (FC Barcelona);
Espanha (5): Iker Casillas (Real Madrid), Francesc Fabregas (Arsenal), Raul Gónzalez (Real Madrid), Fernando Torres (At. Madrid e Liverpool) e David Villa (Valência)
França (4): Eric Abidal (Lyon e Barcelona), Thierry Henry (Arsenal e Barcelona), Florent Malouda (Lyon e Chelsea) e Frank Ribéry (Marselha e Bayern Munique);
Inglaterra (4): David Beckam (LA Galaxy), Steven Gerrard (Liverpool), Wayne Rooney (Manchester United) e Paul Scholes (Manchester United);
Argentina (3): Lionel Messi (FC Barcelona), Riquelme (Boca Juniors e Villarreal) e Carlos Tevez (West Ham e Manchester United);
Holanda (3): Clarence Seedorf (AC Milan), Ruud van Nistelroy (Real Madrid) e Robin van Persie (Arsenal);
Portugal (3): Cristiano Ronaldo (Manchester United), Deco (FC Barcelona) e Ricardo Quaresma (FC Porto);
Costa do Marfim (2): Didier Drogba (Chelsea) e Kolo Touré (Arsenal);
Mali (2): Fredéric Kanouté (Sevilha) e Mahamadou Diarra (Real Madrid). Alemanha (1): Miroslav Klose (W. Bremen e Bayern Munique)
O Benfica empatou, 1-1, frente ao Vitória de Setúbal em jogo a contar para a Carlsberg Cup. O golo sadino foi marcado por Matheus, logo aos 12', que está a realizar uma grande época, e o golo encarnado foi marcado pelo Norte-Americano Freddy Adu mesmo no apito final. Adu que, em conjunto com Mantorras, virou completamente o jogo do SLB. Aponte-se que Adu ''salvou'' o Benfica na última eliminatória frente ao Estrela da Amadora, e neste jogo foi também ele a salvar o conjunto encarnado. A eliminatória será decidida na próxima mão no Bonfim, com o Setúbal em vantagem.
Benfica 1 - Setúbal 1
Estadio da luz Relvado Bom 18 000 Espectadores
Jorge Sousa [AF Porto] José Ramalho + Vítor Carvalho João Capela
Benfica Treinador José António Camacho
12 Quim GR 2 Luís Filipe LL 4 Luisão DC 17 Zoro DC 11 Miguelito LE 8 Katsouranis MD 18 Binya MD 20 Di María MO a 71' 25 Nuno Assis AD 16 Fábio Coentrão AE a INT 19 Bergessio AV a 71'
31 Bruno Costa GR 28 Miguel Vítor DC 32 Romeu Ribeiro MD 15 Andrés Díaz MO 30 Adu AD d 71' 27 Yu Dabao AV d INT 9 Mantorras AV d 71'
77 Eduardo GR 14 Janício LD 4 Robson DC 15 Auri DC a INT 13 Adalto LE 6 Sandro MD 16 Ricardo Chaves MD 8 Elias MO 18 Paulinho AD a 72' 99 Matheus AE a 57' 19 Leandro AV
25 Milojevic GR 17 Jorginho LE 3 Hugo DC d INT 11 Bruno Ribeiro MD 10 Filipe Gonçalves MO 7 Bruno Gama AD d 57' 9 Edinho AV d72'
Depois de ter afastado o FC Porto da Carlsberg Cup, o Fátima venceu o Sporting por 1-2, na casa emprestada dos leões. O Fátima chegou à vantagem através de uma grande penalidade apontada por Cícero na 1ª parte. O inconformado Liedson igualou a partida nos primeiros minutos do segundo tempo, mas Filipe Falardo, com um violento remate, deu a vitória ao Fátima. Segue-se o jogo da 2ª volta, com o Sporting a ter de recuperar da desvantagem no terreno do Fátima.
O jogo foi disputado no estádio do Restelo devido à substituição do relvado que está a decorrer no estádio José de Alvalade. A casa emprestada não parece ter feito bem à turma leonina que nunca conseguiu assumir o domínio do jogo. Paulo Bento apostou na rotatividade do plantel, fazendo diversas mexidas na defesa e meio-campo habituais.
O Fátima entrou mais pressionante e mostrou que vinha ao Restelo discutir a vitória no jogo. No Sporting existia uma falta de entrosamento evidente, apenas se destacando Liedson como o jogador mais motivado. Aos 15 minutos, Soares Dias assinalou mão de Purovic em plena área leonina e Cícero apontou com sucesso a grande penalidade. Quando se esperava que o Sporting fosse reagir à desvantagem, foi o Fátima que se mostrou tranquilo e organizado. A formação da Liga Vitalis foi mesmo a equipa que criou as melhores ocasiões durante a primeira parte.
Para o segundo tempo, o treinador leonino lançou João Moutinho e Romagnoli para o encontro numa tentativa de ganhar o domínio do meio campo. Logo aos 8 minutos, Liedson solicita Abel na direita, este devolve ao «levezinho» que remata de primeira em pontapé de moinho para conseguir um golo de belo efeito.
Lentamente o Sporting foi adormecendo na partida e permitindo ao Fátima voltar a conquistar lances de perigo junto à baliza de Tiago. Aos 82 minutos surgiu o momento da noite. Filipe Falardo disparou uma bomba do «meio da rua» que Tiago não conseguiu segurar.
O Fátima conquista assim uma vitória fora de casa e irá receber o Sporting no seu estádio com a «almofada» de ter apontado dois golos fora e conquistado a vitória.
Tendo em conta o embate de quarta-feira com o Celtic, para a Champions, Camacho deverá aproveitar para apresentar um onze diferente do habitual. O treinador encarnado quer poupar alguns jogadores, e atletas que têm sido segundas escolhas devem merecer uma oportunidade, mas isso não irá impedir o Benfica de procurar uma vitória que garanta uma viagem mais tranquila a Setúbal.
No Sporting a gestão dos recursos, entre compromissos das selecções e para a Champions, oferece a oportunidade, a alguns dos jogadores menos utilizados por Paulo Bento no decorrer da época entretanto disputada, de figurarem no onze e mostrarem o seu valor em competição ao técnico leonino (os casos de Marian Had e Celsinho, estreantes, e até de Gladstone e Paredes, também poucos utilizados, serão os mais paradigmáticos da rotatividade que Paulo Bento promoverá ao final desta tarde, no Restelo, no jogo da nova prova que os leões querem conquistar: Carlsberg Cup.
Os Jogos de Hoje (carregar na imagem para ver melhor) :
A Federeração Portuguesa de Futebol multou o seleccionador nacional Luis Felipe Scolari em 35 mil euros pela agressão ao defesa Dragutinovic.
O incidente teve lugar no final do jogo entre Portugal e a Sérvia, realizado no dia 12 de Setembro em Alvalade, e a contar para a fase de qualificação para o Campeonato da Europa de 2008. Gilberto Madail revelou em conferência de imprensa que os 35 mil euros serão retirados do ordenado do técnico e vão reverter para um fundo que promova o fair-play no futebol português e ainda dinamize o futebol jovem nacional. Scolari será chamado, ainda segundo o dirigente, a acções comunitárias, como acções de promoção e entrevistas.
"Pai, golo, pai golo.” Do outro lado do telefone estava a filha de Makukula. A pequena Latifa, de 3 anos. “Foi a chamada mais bonita que recebi hoje [ontem].
Nunca a tinha ouvido dizer isso”, referiu, emocionado, o mais recente herói do futebol português.
Foi uma chuva de telefonemas ao longo de todo o dia, a maioria proveniente do plantel maritimista, onde todos ficaram orgulhosos com a sua exibição. “Tenho que agradecer ao Marítimo, por tudo o que as pessoas têm feito por mim.
Todas as vezes que me ligaram foram directos ao coração”, acrescentou o avançado, justificando a sua alegria: “É o dia mais feliz da minha vida”.
A imprensa desportiva inglesa de hoje, nomeadamente o jornal ''The Sun'', noticia que José Mourinho está disponível para treinar a selecção inglesa, neste momento treinada por Steve Mclaren. ''The Special One'' está já há um mês no desemprego, e o mau momento da selecção inglesa pode favorecer o regresso á actividade de Mourinho.
A verdade é que Mourinho sempre afirmou que não treinaria a selecção portuguesa pois achava que a sua vida ia ser algo monótoma (ter jogos importantes de 2 em 2 anos). Mas, se não está disponível para Portugal, está para Inglaterra? Veremos...
Ricardo Quaresma foi noticiado como alvo do Inter, que veria o jogador do F.C. Porto como o substituto de Luís Figo nos nerazzurri. O camisola sete do Inter crê que essa é «uma situação normal», argumentando que Quaresma «é um jogador de grande qualidade e todos os grandes clubes da Europa queriam os seus serviços».
Luís Figo fez questão de afirmar que, por agora, «não há nada de concreto», mas se o portista mudasse para Milão, «seria extremamente bom para o Inter, para o Ricardo e não tão bom para o F.C. Porto., que acabava por perder um excelente jogador». Sobre o facto de Quaresma poder suceder-lhe no Inter, Luís Figo foi claro. «Seria um bom substituto», referiu.
Didier Drogba esclareceu que o grupo de trabalho já está ao corrente da razão que levou à saída de Mourinho do Chelsea e que ele quer abandonar igualmente o clube inglês.
O avançado refere que «mais nada me impede de sair» e que «nada me fará mudar de ideia». «Quero sair do Chelsea. O desgaste no balneário é enorme porque nós já sabemos o que esteve na origem da saída de Mourinho. Mais nada me impede de sair do Chelsea. Sei que foram contactados Kaká e Ronaldinho para virem para o Chelsea, mas nada me fará mudar de ideias», afirmou Drogba, em entrevista à revista francesa France Football, que irá sair na sexta-feira.Drogba revela disponibilidade para jogar no Barcelona, Inter, Real Madrid, AC Milan e não descarta um regresso ao Marselha.
Estamos a desenvolver um canal exclusivo MESTRES DO FUTEBOL, que contará com os principais jogos do futebol nacional e internacional para a época 09/10. Faremos também a cobertura total do MUNDIAL 2010. Até lá, continuaremos a lançar links ou 'streams' de outros canais. Atenção: o blog MESTRES DO FUTEBOL não se responsabiliza por quaisquer danos que possam causar os streams colocados. Do mesmo modo, o referido blog não se responsabiliza que estes funcionem a 100% ou 24 horas por dia.
Jogos em Directo (normalmente SportTV 2) Password:extralive.tv Live TV : Ustream
A selecção russa alcançou hoje uma vitória crucial na luta pelo apuramento para o Euro2008 ao derrotar, em casa, os rivais da Inglaterra, por 2-1. Com este resultado a Rússia depende apenas de si para marcar presença no Euro2008, enquanto os ingleses estão dependentes de resultados de terceiros.
Rooney ainda colocou a Inglaterra em vantagem no marcador durante a primeira parte, mas no segundo tempo a Rússia alcançou a reviravolta no marcador.O «herói» do jogo foi o avançado Pavlyuchenko, que marcou por duas vezes e garantiu a vitória da sua selecção.
Portugal vence Cazaquistão e apuramento está mais próximo
Portugal venceu o Cazaquistão esta tarde por 2-1. Sofreu bastante, mas conseguiu a vitória. Aos 81', Portugal abriu o marcador por Makukula. O avançado fez, na sua estreia, o seu primeiro golo ao serviço dos AA. Depois, gerindo a vantagem, Portugal ''matou'' o jogo e numa jogada entre ''ingleses'' (Nani e Cristiano Ronaldo) Ronaldo faz o golo aos 90'. Mas o jogo ainda não tinha terminado e mesmo ao cair do pano os casaques marcaram, num lance de desatenção por parte da defesa lusa.
Com este resultado, Portugal vê, assim, o apuramento cada vez mais próximo, estando a Finlândia a três pontos dos lusitanos, continuando a Polónia isolada no comando do grupo.
Portugal sub-21 venceu, ontem, a selecção do Montenegro por 2-1. Os golos portugueses foram marcados por Péle aos 76' e por Targino aos , enquanto o golo montenegrino foi marcado aos 35', pelo português João Moreira aos 82', na própria baliza. Portugal venceu, mas suou bastante, e no próximo jogo frente á Inglaterra terá de jogar bem melhor para alcançar um resultado positivo.
Hoje estreamos um novo espaço nos Mestres do Futebol. Este espaço consiste em fazer Biografias de pessoas ligadas ao desporto rei, o Futebol. Não haverá dia definido para este espaço, e talvez se faça um texto deste tipo de duas em duas semanas.
Para primeira Biografia, elegemos a melhor jogadora do mundo, na actualidade: Marta, o ''Péle das Saias''.
Chama-se Marta Vieira da Silva, mais conhecida por Marta, e nasceu a 19 de Fevereiro de 1986 (apenas 21 anos) numa terra brasileira chamada Dois Riachos em Alagoas.
Marta, de apenas 21 anos, é neste momento a melhor jogadora do mundo, em Futebol, e ficou conhecida mundialmente, através do Mundial Feminino de Futebol, realizado há pouco mais de um mês, na China. Marta, conseguiu enfeitiçar tudo e todos com os seus espantosos dribles e também com os seus magníficos golos. Ela, que fez, na realidade, um dos melhores golos de sempre no mundo futebolístico, no Mundial da China, no jogo das meias-finais, frente aos E.U.A, em que Marta driblou a adversária com uma qualidade impressionante, e aliás esse drible já tem um nome: Drible da Marta. É mesmo, o drible mais recente no futebol.
Esta jogadora conseguiu, até, uma alcunha bastante caricata: ''Pelé das Saias''. Aliás, Marta, já foi comparada com Péle e futura-se que será uma das melhores jogadoras de sempre na história do futebol feminino. Em 2006 foi elegida a melhor jogadora do mundo, pela FIFA, e com o talento e idade que tem, esse prémio não lhe irá fugir das mãos tão rapidamente. Marta que já confessou, que em criança os rapazes batiam-lhe, pois ela fazia-lhes ''coxas'' e claro, eles, não gostavam.
O Brasil, é de longe, o país onde melhor se joga futebol, seja ele em masculino ou feminino, e Marta prova isso!
Deixo-vos com estes vídeos, para comprovarem que Marta é mesmo ''O Péle das Saias''
A Fiorentina, clube italiano onde já actuaram Rui Costa e Nuno Gomes, está a seguir os passos do jovem médio sportinguista, João Moutinho Veremos é se a Fiorentina terá capacidade de seduzir o Sporting, pois João Moutinho tem uma cláusula de rescisão no valor de 30 milhões de euros e um contrato até 2013. Nos últimos tempos os jogadores portugueses tem sido alvo de atracção pelos clubes italianos, e agora, o alvo, é Moutinho.
Perante este resultado, pode observar-se que os leitores Mestres do Futebol, acham que ainda é muito cedo para prever, se esta será, ou não, a pior época portuguesa na UEFA.
Dias da Cunha, ex-presidente do Sporting, foi constituído arguido no '' Caso João Pinto''. Este processo é referente á transferência de João Pinto do Benfica para o Sporting em 2000, que está, neste momento, sob investigação das autoridades judiciais.
Em causa estão alegadas irregularidades no documento que conclui os pagamentos acordados com o jogador. Dias da Cunha admite, aliás, incorrecções: "A minha constituição de arguido está relacionada com uma questão completamente marginal; é por causa de um documento que contém ligeiríssimas incorrecções, que não beneficiam nem prejudicam quem quer que seja, e, aqui, estou a englobar o próprio Estado. A Judiciária considera a constituição como arguido uma mera formalidade."
Em comunicado, o Sporting confirma a versão do ex-presidente sublinhando estarem em causa "questões formais de um documento que (Dias da Cunha) assinou, enquanto administrador, em 2005, o qual não tem que ver com o negócio realizado em 2000 (que constitui o processo central).
Hoje, o mundo assistiu a um 'atentado' ao jornalismo. É que, na página de abertura de ontem, do site oficial da CBF (Confederação Brasileira de Futebol)escreveu-se que o Brasil havia batido a Colômbia por 2-1. Na realidade, o jogo de ontem, entre essas duas selecções, terminou empatado a 0-0. Esse erro permaneceu no site durante cinco minutos o que, ainda, permitiu muita gente de o visionar. O site ''Mais Futebol'' ainda conseguiu copiar a imagem desse grande erro, que poderão ver aqui, no lado direito. Entretanto, a CBF desculpou-se hoje, admitindo o ''erro grosseiro''. É caso para dizer...que grande bobagem!
Portugal não podia perder pontos na deslocação a Azerbeijão e acabou por não o fazer. Venceu e convenceu num jogo em que venceu por 2 bolas a 0. Os golos marcados por Bruno Alves, na sequência de um canto, e por Hugo Almeida na sequência de um cruzamento feito no lado esquerdo por Miguel. Ambos foram marcados na primeira parte.
A selecçao Nacional vai jogar hoje, dentro de momentos, umas das 4 finais da qualificação para o Euro2008. Será frente ao Azerbaijão, em que o treinador será Flávio Murtosa, que terá a difícil tarefa de vencer. Portugal apresentará um onze com algumas mudanças, entrando Ricardo Carvalho, Miguel Veloso e Ricardo Quaresma. Portugal que terá de vencer este jogo, se quiser jogar no Euro2008, quanto ao Azerbaijão está apenas a cumprir calendário.
Equipas prováveis:
Tofikh Bakhramov - Republic Stadium, em Baku 17h00 RTP1 Ivan Bebek [Croácia] Tomislav Petrovic + Tomislav Setka
Azerbaijão Treinador Shahir Diniyev 1 Valiyev GR 8 Kerimov LD 9 Samir Abbasov DC 20 Junusoglu DC 3 Elvin Allyev LE 22 Chertoganov MD 5 Emin Guliyev MD 19 Emin Imamaliev MO 18 Ilgar Gurbanov MO 21 Mamedov AV 15 Subasic AV - 12 Hasanzade GR 17 Shukurov LD 7 Ramin Guliyev DC 6 Bakshiev MD 2 Gashimov MD 11 Ramazan Abbasov MO 10 Allyev AV
Portugal Treinador Luiz Felipe Scolari 1 Ricardo GR 13 Miguel LD 16 Ricardo Carvalho DC 30 Bruno Alves DC 2 Paulo Ferreira LE 37 Miguel Veloso MD 18 Maniche MD 20 Deco MO 17 Cristiano Ronaldo AD 21 Nuno Gomes AV 27 Quaresma AE - 12 Quim GR 5 Fernando Meira DC 25 Raul Meireles DC 28 João Moutinho MD 33 Duda MO 32 Nani AE 26 Hugo Almeida AV
Veja, ou reveja, os golos do jogo de Portugal frente ao Azerbaijão, em que Portugal venceu 3-0, no Estádio do Bessa:
Villarreal disposto a oferecer 15 milhões€ por Yannick
Yannick Djaló, o jovem avançado a actuar no Sporting, esteve em vias de sair em Agosto. É que, Carlos Freitas, administrador da SAD leonina, recebeu um contacto, de um intermediário português, três dias antes do mercado de transferências terminar.
Sabe-se agora que esse 'contacto' era do Villarreal, clube de Espanha, que estava disposto a oferecer cerca de 15 milhões de euros pelo avançado. O Sporting rejeitou a proposta, dizendo que apenas vendia o jovem avançado por 25 milhões de euros. A verdade, é que Yannick já demonstrou não estar ao nível de jogadores (vindos da academia) como Miguel Veloso, João Moutinho ou Nani. E, não estando a esse nível, parece mesmo que 15 milhões de euros, em troca por Yannick, seria um sonho para o Sporting.
A equipa das quinas desiludiu, sobretudo, por aquilo que (não) fez na primeira parte. Os pupilos de Rui Caçador assumiram o domínio do jogo, é certo, mas sempre com notórias dificuldades para levar o perigo à baliza contrária. Futebol previsível, lento e sem capacidade para criar desequilíbrios explicam o porquê de um cabeceamento de Nuno André Coelho, na sequência de um pontapé de canto (37m), ter sido o lance em que Portugal mais perto esteve de chegar ao golo.E como quem não marca arrisca-se a sofrer... A Bulgária, quando nada o fazia prever, beneficiou de uma grande penalidade a punir derrube de João Pedro sobre Domovchiyski (42m). Chamado à conversão, o mesmo jogador não desperdiçou e bateu Ricardo Baptista.Na segunda parte, a atitude de Portugal foi bem diferente.
Mais agressivos e acutilantes, os jogadores lusos «carregaram» à procura do golo, sendo que Vieirinha ficou perto de consegui-lo aos 60 e 62 minutos.
Mas pertenceu à Bulgária o primeiro «aviso» da etapa complementar, num remate de Bozhinov que passou muito perto da barra da baliza à guarda de Ricardo Baptista.
Rui Caçador «mexeu», lançou Nuno Coelho, Cícero e Hélder Barbosa, mas o resultado não sofreu mais alterações. A intempérie que se abateu sobre Sófia na segunda parte do jogo dificultou sobremaneira os já de si difíceis desígnios lusos de evitar a primeira derrota na fase de qualificação.Com este resultado, Portugal mantém os seis pontos no Grupo A e pode ver a Inglaterra isolar-se no primeiro lugar em caso de vitória na República da Irlanda. A equipa das quinas volta a jogar na próxima terça-feira, em Montenegro.
A Selecção Nacional sub-21 defronta esta sexta-feira a Bulgária em jogo de qualificação para o Europeu de 2009. O encontro tem início às 16h e pode acompanhá-lo Ao Vivo no Maisfutebol. Apesar de algumas ausências importantes, como as de Miguel Veloso, na selecção principal, ou de Manuel Fernandes e Manuel da Costa, lesionados, Portugal procura manter o ritmo de um bom início de campanha. Nos primeiros encontros, a selecção orientada por Rui Caçador venceu a Irlanda (2-0) e o Montenegro (4-1). Portugal divide a liderança do Grupo 3 com a Inglaterra. Apenas o primeiro classificado se apura para a fase final do Europeu.
Já no Azerbaijão a selecção nacional trabalhou sob as ordens de Luiz Felipe Scolari e a nota de destaque vai para Simão Sabrosa, que treinou condicionado devido a uma entorse. As condições da relva não são as melhores pelo que o trabalho dos jogadores está mais dificultado, a que se juntam uma diferença horária de 4 horas e a ausência de Scolari no banco durante o jogo de sábado. A grande novidade no onze deverá dar pelo nome de Miguel Veloso.
Nos 15 minutos iniciais do treino, abertos à comunicação social, Simão Sabrosa participou nos exercícios iniciais com os restantes companheiros, mas depois foi separado do grupo para fazer corrida. No entanto o jogador deve estar à disposição de Scolari para actuar de início diante do Azerbaijão, caso o seleccionador assim o entenda.
A grande novidade no onze inicial que iniciará o jogo de sábado deverá ser Miguel Veloso, que jogará à frente da defesa, formando o tridente do meio-campo juntamente com Maniche e Deco. No entanto, o jogador do Sporting não abriu o jogo quanto a essa possibilidade em conferência de imprensa, preferindo declarar: «Quero é que Portugal ganhe».
Já Ricardo afirmou que se a equipa alcançar a vitória, esta será dedicada a Scolari: «Acima de tudo vamos jogar pela nossa qualificação, mas também para dar uma grande alegria a quem já nos deu muitas», afirmou.
Chip e Árbitros de Baliza a experimentar no Mundial de Clubes
O próximo Mundial de Clubes a realizar no Japão, em Dezembro, será uma competição transformada em ''cobaia''. É que a FIFA quer testar, nessa competicção, as suas novas inovações: Bola com Chip e Árbitros de Baliza (árbitros assistentes que ficarão atrás das balizas). Isto para acabar com as dúvidas se a bola entrou o não na baliza.
Recorde-se que a Bola com Chip já há muito está em vias de ser utilizada, mas quanto á inovação dos Árbitros de Baliza, essa é nova. Veremos se é desta que os golos entram mesmo na baliza...ou não.
A política de redução da massa salarial do plantel do Benfica, na ordem dos 3 milhões de euros no exercício da época passada e transmitida já em informação oficial à CMVM, está longe de ser um processo encerrado.
De acordo com informações recolhidas junto dos encarnados, as águias vão seguir a tendência de aperto do cinto no futuro e, tendo em conta que jogadores como Simão e Miccoli já não são encargos, os resultados podem mesmo vir a ultrapassar os de 2006/07.
Com o passe a custar 3 milhões de euros, Miccoli era um futebolista apetecível mas os dirigentes entenderam que o ordenado era muito elevado – semelhante ao de Simão.As contas finais desta época dependerão da forma como o Benfica vai investir no mercado de Inverno.
Já foi noticiado o desejo de Camacho em contratar 4 jogadores mas, para a SAD, as aquisições não podem ultrapassar uma espécie de tecto salarial que se pretende definir para regular a folha de pagamentos. A sociedade que gere o futebol está preparada para investir – como já disseram Luís Filipe Vieira ou Domingos Soares Oliveira – mas com precaução.
A cautela dos dirigentes espelha-se, ainda, na forma como foi conduzido o processo de renovação de Katsouranis. O internacional grego queria ser aumentado, apresentou rendimento para isso mesmo, mas conseguiu juntar apenas mais 200 mil euros anuais ao que já ganhava – 700 mil euros.
Esta gravação não está nas melhores condições auditivas, mais tarde irão ser resolvidas. No entanto ouçam, á mesma, a gravação.
Bem vindos, CAROS MESTRES. Hoje será um dia histórico para o blog Mestres do Futebol. Temos uma curta carreira de apenas 4 meses, no entanto estamos na vanguarda da tecnologia e apostamos na inovação.
Em quase em todos os blog’s futebolísticos, ou mesmo de outra área, o leitor encontra sempre os post’s em escrita. Por vezes torna-se algo aborrecido, para aquelas pessoas que não queiram ler ou simplesmente para quem não tenha tempo. E nós arranjamos uma boa solução para esses leitores. Nada mais nada menos que a RÁDIO! Serão feitas notícias a partir de um formato em voz. A pessoa faz um click e depois basta ouvir as notícias em vez de as ler.
É uma aposta de todos os colaboradores Mestres do Futebol e pensamos que esta medida irá revolucionar toda a blogsfera nacional. As notícias, em rádio, serão semanais, numa espécie de resumo das notícias futebolísticas da semana.
É tudo, mas este esforço deve-se a si, e iremos continuar a trabalhar para lhe oferecer o máximo de conteúdos. Esperemos que gostem!!
Após cerca de seis horas de viagem, a Selecção portuguesa já está em Baku, capital do Azerbaijão, onde no sábado joga o próximo compromisso na fase de qualificação para o Euro-2008.
À chegada, a comitiva portuguesa foi sujeita a forte dispositivo de segurança, mas tudo decorreu dentro da normalidade, tal como aconteceu durante a (longa) viagem.Por esta altura, e tendo em conta que no Azerbaijão há diferença de quatro horas em relação a Portugal, estão cerca de 20 graus, deixando antever que o clima não será adversário para este compromisso da Selecção.Entretanto, à última hora o vice-presidente da Federação, Amândio de Carvalho, não seguiu viagem por motivos de saúde, enquanto Gilberto Madail só deverá juntar-se à comitiva na próxima sexta-feira.